Saíram as notas do Corpo Auxiliar de Praças

Os exames aconteceram no dia 9 de novembro, às 9h15.

Redação   Publicado em 19/12/2008, às 15h08

A Marinha divulgou as notas dos candidatos que prestaram as provas escritas de conhecimentos profissionais e expressão escrita, referentes ao Processo Seletivo de Ingresso ao Corpo Auxiliar de Praças (PS-CAP/2008).

Os exames aconteceram no dia 9 de novembro, das 9h15 às 13h15.

Vagas

A seleção destina-se ao preenchimento de 160 vagas, distribuídas entre as seguintes profissões: Técnico em Administração (7 vagas), Técnico em Administração Hospitalar (1), Técnico em Artes Gráficas (2), Técnico em Contabilidade (33), Técnico em Desenho de Arquitetura (1), Técnico em Desenho Mecânico (3), Técnico em Edificações (1), Técnico em Eletrônica (5), Técnico em Eletrotécnica (2), Técnico em Enfermagem (13), Técnico em Estatística (4), Técnico em Estruturas Navais (1), Técnico em Geodésia e Cartografia - Topografia/Cartografia/Geomática/Geomensura/Agrimensura (1), Técnico em Higiene Dental (6), Técnico em Mecânica (2), Técnico em Meteorologia (10), Técnico em Nutrição e Dietética (1), Técnico em Patologia Clínica (15), Técnico em Processamento de Dados (30), Técnico em Prótese Dentária (1), Técnico em Química (2), Técnico em Radiologia Médica (9), Técnico em Reabilitação (2), Técnico em Secretariado (5) e Técnico em Telecomunicações (3).

Carreira

O Corpo Auxiliar de Praças destina-se, primordialmente, a suprir a Marinha com Praças que ocupem cargos relativos às áreas de administração, de hidrografia, de informática, de saúde e de manutenção dos meios existentes, exercendo funções inerentes à carreira militar.

O candidato que obtiver sucesso nas diversas fases do processo seletivo e, ao final deste, encontrar-se classificado e selecionado dentro do número de vagas, doravante chamado de “candidato titular” realizará o Curso de Formação (de até 17 semanas), que tem por propósito o preparo do candidato para o exercício de funções no Serviço Ativo da Marinha, ministrando-lhe a necessária instrução militar-naval.

O candidato será matriculado como praça especial, no grau hierárquico de Grumete, e ao ser aprovado no Curso de Formação, será nomeado Cabo.

A seguir será designado para servir em uma das Organizações Militares da Marinha, situadas em todo o território nacional, de acordo com as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, onde cumprirá Estágio Inicial, destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano de serviço.

Para ver o edital e mais informações sobre o concurso, clique aqui.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.