Saiu a lista de aprovados para a Escola Naval

Os aprovados deverão se apresentar no dia 18 de janeiro.

Redação   Publicado em 09/01/2009, às 10h30

A Marinha divulgou o resultado final referente ao Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval (PSAEN) 2008 que está oferecendo 46 vagas a candidatos solteiros do sexo masculino.

Os candidatos aprovados deverão se apresentar no dia 18 de janeiro, as 6h30, na Escola Naval, localizada na avenida Alte. Sílvio de Noronha, s/nº, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Nesse dia será iniciado o período de adaptação em regime de internato.

Para aqueles que não possuírem condução própria, serão disponibilizados ônibus, que sairão da Praça Barão de Ladário, no Centro do Rio de Janeiro, em frente ao Comando do Primeiro Distrito Naval, a partir das 5h30.

No dia 23 de janeiro, às 9h, será proferida uma palestra pelo Comandante do Corpo de Aspirantes para os Adaptados, cujo tema será “A Vida do Aspirante na Escola Naval”. Os responsáveis estão convidados.

Os candidatos deverão ter em mãos, no dia da apresentação para o início do período de adaptação, cópias autenticadas dos documentos relacionados no anexo da matéria.


Carreira
Os cursos da Escola Naval (EN), localizada no Rio de Janeiro/RJ, denominados “Cursos de Graduação da Escola Naval”, são totalmente gratuitos e proporcionam ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Visam formar Oficiais para o Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e para o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM), tendo seu ensino estruturado em um Ciclo Escolar e outro Pós-Escolar.

Os Oficiais do Corpo da Armada exercerão cargos relativos à aplicação do Poder Naval e seu preparo. Os Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais exercerão funções relativas à aplicação do Poder Naval e seu preparo, em especial nas operações anfíbias. Por fim, os Oficiais do Corpo de Intendentes da Marinha exercerão cargos relativos à aplicação e ao preparo do Poder Naval que visem ao atendimento das atividades logísticas e das relacionadas com a economia, as finanças, o patrimônio, a administração e o controle interno.

Os Aspirantes que concluírem com aproveitamento o Ciclo Escolar serão matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE) e, simultaneamente, declarados Guarda-Marinha (GM).

Os GM que concluírem o curso com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e a respectiva Ficha Histórico-Escolar, sem do nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.


Para ver o edital e mais informação sobre o concurso, clique aqui.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.