A divulgação foi feita pela Vunesp, banca organizado do concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo), destinado a preencher 2.700 vagas no cargo de Soldado de 2ª Classe
Mylena Lira Publicado em 30/10/2023, às 16h24
A Fundação Vunesp, banca organizado do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo), destinado a preencher 2.700 vagas no cargo de Soldado de 2ª Classe, divulgou o resultado com a classificação preliminar das provas de conhecimento, aplicadas em setembro.
Os candidatos realizaram prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, e redação em17 de setembro, em 51 cidades, sendo 37 municípios de todas as regiões paulistas (capital, Grande São Paulo, interior e litoral) e ainda 14 cidades em outros estados e no Distrito Federal:
Quem não concordar com a pontuação obtida na classificação preliminar, que pode ser consultada aqui, poderá apresentar recurso até esta terça-feira, 31 de outubro. Conforme prevê o Comunicado nº DP-152/323/23, publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta (26), a classificação final definitiva (após análise dos recursos) será publicada a partir da segunda quinzena de novembro de 2023.
O processo seletivo engloba, ainda, a convocação para verificação presencial da autodeclaração da condição de preto, pardo ou indígena (PPI) e as seguintes fases:
O TAF, de caráter eliminatório, será composto pelos seguintes exercícios:
Cada teste terá uma pontuação entre 20 e 100 pontos, e para ser considerado apto, o candidato deverá atingir no mínimo 20 pontos em cada um dos testes e um total de 201 pontos no somatório geral.
Conforme especificado no edital de abertura do concurso da PM SP, as atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe são: o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento.
É preciso sempre primar pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade. Esse é o cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar de São Paulo.
+++O JC disponibiliza outras informações na página do concurso da PM SP.
concursos publicos concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo)A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.