A concentração dos candidatos aprovados será realizadas no dia 16 de março.
Redação Publicado em 12/03/2009, às 12h44
O Comando da Marinha divulgou o resultado final da seleção que está preenchendo 105 vagas do Corpo de Saúde (PS-CSM).
A concentração dos candidatos aprovados será realizadas no dia 16 de março, às 7h30, no cais do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na praça Barão de Ladário, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).
Confira a documentação que deverá ser apresentada no item III do documento em anexo.
Concurso
As vagas são distribuídas entre as seguintes especialidades: Anestesiologia (02 vagas), Cancerologia-Oncologia (02), Cardiologia (03), Cirurgia Cardíaca (02), Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (03), Cirurgia Geral (06), Cirurgia Torácica (02), Clínica Médica (15), Dermatologia (02), Dentística Restauradora (04), Endodontia (03), Enfermagem (10), Farmácia - Análises Clínicas (04), Farmácia Industrial (02), Fisioterapia (05), Ginecologia e Obstetrícia (02), Infectologia (02), Medicina Nuclear (02), Nefrologia (04), Neurologia (03), Ortopedia e Traumatologia (08), Otorrinolaringologia (02), Pediatria (02), Periodontia (02), Pneumologia (02), Periodontia (02), Psicologia (02), Psiquiatria (06) e Radiologia (03).
Puderam concorrer às vagas de Farmácia - Análises Clínicas os profissionais Biomédicos, com especialidade em Análises Clínicas, inscritos nos Conselhos Regionais de Biomedicina.
Carreira
Inicialmente, o candidato aprovado no processo seletivo para ingresso no Corpo de Saúde realizará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), cujo objetivo é prepará-lo para o exercício de funções em Organizações Militares da Marinha. Em seguida, o participante fará um Estágio de Aplicação (EA), com duração de até seis semanas, a fim de adaptar-se às características do serviço naval inerentes à profissão e complementar a sua formação militar-naval. O ingresso no Corpo de Saúde da Marinha ocorrerá no posto de Primeiro-Tenente, após obtida a aprovação em todas as etapas da seleção inicial, no Curso de Formação de Oficiais e no Estágio de Aplicação.
Para ver o edital e outras informações sobre o concurso, clique aqui.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.