Salvador/BA lançará editais com 155 vagas até dezembro

Ao todo serão realizados três concursos, para cargos com exigência de nível superior. Primeiro edital sai este mês

Fernando Cezar Alves   Publicado em 04/09/2014, às 14h40

A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) de Salvador, na Bahia, deve realizar três concursos públicos, com publicação de editais até dezembro. De acordo com informações da assessoria de imprensa da pasta, a oferta será, ao todo, de 155 vagas, com remunerações de até R$ 6.764, para carreiras com exigência de nível superior.

O primeiro concurso será para 90 vagas da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), para os cargos de auditor fiscal, analista interno e analista fazendário, com edital previsto para ser publicado até o fim deste mês. Além deste, outro já  está programado para outubro,  para o preenchimento de cinco vagas para a Procuradoria Geral do Município (PGM). A remuneração inicial é de R$ 6.764 e para concorrer é necessário possuir bacharelado em Direito. Neste caso, a prefeitura ainda está em fase de escolha da banca organizadora.

Além disso, até dezembro deverá ser publicado o edital do concurso para o novo cargo   de especialista em políticas públicas e gestão governamental, com oferta de 60 vagas. Para concorrer será necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação, com inicial de R$ 6.666.

A carreira foi criada a partir do novo plano de cargos e vencimentos da administração municipal e, de acordo com o secretário de planejamento, Alexandre Pauperio, com o novo plano será possível ampliar com qualidade o quadro de servidores
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Sobre Prefeitura Salvador

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.