Santa Maria/RS abrirá concurso com 112 oportunidades

Todas as vagas serão destinadas para a carreira de professor, que exige formação superior. As taxas de inscrição custarão R$ 60 e a empresa organizadora será escolhida até o final deste ano

Camila Diodato   Publicado em 22/09/2014, às 15h14

A Prefeitura de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, fará um processo licitatório para a contratação da empresa que cuidará da realização do seu próximo concurso. No total, serão ofertadas 112 vagas, além de cadastro reserva, para a carreira de docente.

Licenciatura e curso de formação profissional na área específica - com carga horária mínima de 800 horas - serão imprescindíveis para pleitear o cargo de professor de metalurgia (2), mecânica (2), eletricidade (2) e desenho técnico (2).

Candidatos com ensino superior e/ou licenciatura plena poderão disputar a função de docente nas seguintes áreas: educação especial (10), ciências (2), artes (10), artes com habilitação em música (5), educação física (3), geografia (2), história (2), inglês (10), matemática (10), português (10), educação infantil (20) e ensino fundamental anos iniciais (20).

O valor da taxa de inscrição já foi definido e corresponderá a R$ 60.

Todos os concorrentes passaram por exames objetivos e análise de títulos. As provas objetivas terão 20 perguntas de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.

A abertura dos envelopes das instituições interessadas em preparar o certame ocorrerá no dia 11 de novembro. No documento de licitação consta que, após a assinatura do contrato, a empresa escolhida terá dez dias para elaborar o edital do concurso.


APOSTILA CONCURSO SANTA MARIA / RS.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.