O concurso será para 29 vagas de agentes de saúde e agentes de combate a endemias, para contratos temporários de dois anos
Fernando Cezar Alves Publicado em 11/08/2016, às 11h58
A Prefeitura de São Bento do Sul, em Santa Catarina, deve publicar, no decorrer da próximas semana, até 19 de agosto, o edital de abertura de inscrições do seu concurso público para o preenchimento de 29 vagas temporárias, sendo 27 para o cargo de agente comunitário de saúde e duas para agente de combate a endemias. A liberação depende de alguns últimos acertos que estão sendo feitos com a banca organizadora, que é o Instituto Excelência.
No caso de agente de controle de endemias, no ato da inscrição, o candidato deverá optar pela localidade pretendida. Desta forma, as oportunidades serão distribuídas da seguinte forma: duas vagas para Alpino, duas para Boehmerwald, três para 1 de maio, três para Mato Preto, três para Serra Alta, duas para Urca, três para Vila São Paulo, uma para Bela Aliança, uma para Centenário, uma para Cruzeiro, uma para Lençol, uma para Progresso, uma para 25 de julho, uma para Rio Vermelho – estação, uma para Rio Vermelho – povoado e uma para Vila Pilz.
O prazo de contrato de trabalho dos aprovados no certame será de dois anos, de acordo com o edital de licitação.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.