As inscrições serão recebidas até dia 29, para agentes de saúde e combate a endemias, com iniciais de R$ 1,1 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 23/03/2016, às 15h40
A Prefeitura de São Bento do Sul, em Santa Catarina, recebe inscrições em seu concurso público para o preenchimento de 29 vagas, sendo duas para o cargo de agente de combate a endemias e 27 para agente comunitário de saúde. Nos dois casos, é exigido possuir ensino fundamental completo, com remuneração inicial de R$ 1.161,73, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O atendimento vai até o próximo dia 29 de março.
Além da escolaridade, para agente de combate a endemias é necessário possuir carteira de habilitação “AB” e conhecimentos básicos de informática e para agente comunitário de saúde, carteira de habilitação “AB”, residir no local de atuação e conhecimentos básicos de informática.
Neste caso, a distribuição por vagas por localidades é a seguinte: bairro Alpino (2 vagas), bairro Boehmerwald (2), 1º de maio (3), Mato Preto (3), Serra Alta (3), Urca (2), Vila São Paulo (3), Bela Aliança (1), Centenário (1), Cruzeiro (1), Lençol (1), Progresso (1), 25 de julho (1), Rio Vermelho estação (1), Rio Vermelho Povoado (1) e Vila Pilz (1).
As inscrições podem ser feitas pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Nubes, que é www.nubesconcursos.com.br, ou da prefeitura, que é www.saobentodosul.sc.gov.br.
Também poderão ser feitas pessoalmente, das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, na própria prefeitura, na Rua Jorge Lacerda, 75, Centro, São Bento do Sul.
A taxa é de R$ 50 para os dois cargos.
Quem deixar a inscrição para o último dia poderá efetuar o pagamento da taxa até 30 de março.
A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 10 de abril.
O exame contará com 25 questões, sendo dez de conhecimentos específicos, cinco de conhecimentos gerais e atualidades, cinco de língua portuguesa e cinco de matemática, com 0,55 ponto por questão de conhecimentos específicos e 0,30 para cada questão das demais disciplinas.
As contratações serão feitas de acordo com o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), durante o prazo de validade do concurso, que será de um ano.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.