São José dos Pinhais/PR: minuta já em fase de revisão

Expectativa é de que publicação do edital ocorra até novembro. Oportunidades para médicos e cargos operacionais

Fernando Cezar Alves   Publicado em 01/10/2014, às 15h35

Segundo responsáveis pelo setor de recursos humanos da Prefeitura de São José dos  Pinhais, no Paraná, ainda no decorrer desta semana a comissão deve receber uma minuta do edital de seu concurso público, que será encaminhada pela banca organizadora, a Objetiva Concursos. Explicam que, após o recebimento, para que o edital de abertura de inscrições seja publicado, ainda deverá passar por uma revisão e, posteriormente, pela análise jurídica. Desta forma, a expectativa é de que a liberação ocorra, no mais tardar, até novembro.

A oferta será de 78 vagas na área de saúde, sendo 53 para médicos em diversas especialidades e 24 para cargos na área operacional. Os salários e exigências serão anunciados com a publicação do edital.

As 53 vagas de médicos estão distribuídas da seguinte forma: anestesiologista (dez), clínica médica (nove), ginecologia e obstetrícia (seis), UTI geral (quatro), neurocirurgião (duas), médico ortopedista (duas), médico pediatra (dez), médico psiquiatra (quatro), infectologista (três) e plantonista (três). Já os cargos operacionais serão para as carreiras de auxiliar de enfermagem (oito), atendente de consultório dentário (oito), auxiliar de serviços de saúde (oito) e motorista (uma).

As jornadas de trabalho serão de 20 horas semanais para médicos e 40 para os cargos operacionais.

De acordo com o edital de licitação do concurso, as provas objetivas serão compostas de 40 questões, versando sobre língua portuguesa (dez), noções de legislação (dez) e conhecimentos específicos (20).

APOSTILA PARA O CONCURSO DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - CLIQUE AQUI.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.