São Luis/MA fará concurso para procurador

Oferta será de dez vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal. Exigência de nível superior em direito

Fernando Cezar Alves   Publicado em 20/01/2015, às 11h26

A Prefeitura de São Luís, no Maranhão, realizará concurso público para o cargo de procurador do município. A seleção foi anunciada no último dia 15 de janeiro, pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, durante reunião com o procurador geral do município, Marcos Braid. A oferta  será de dez vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal. A publicação do edital está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre. Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) há, no mínimo, um ano. A remuneração inicial da carreira ainda será anunciada.

Na ocasião, o prefeito afirmou que, com isto, pretende incrementar alguns setores do funcionalismo público municipal, que possuem defasagem histórica e precisam ser recompostos. “A realização deste concurso é imprescindível para o bom funcionamento da procuradoria”, disse o procurador geral.

A comissão do certame já foi composta e conta com membros da Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Administração (Semad), Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), Associação dos Procuradores Municipais, Controladoria Geral do Município (CGM) e Ordem dos Advogados do Brasil. Caberá à Semad a contratação da banca organizadora.

Já está certo que a seleção contará com quatro fases, incluindo provas objetivas, subjetivas, avaliação oral e análise de títulos.

Seleção anterior

O último concurso para o cargo ocorreu em 2002 e foi organizado pela Fundação Esag. Na ocasião, a prova objetiva contou com 30 questões, sendo dez de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram sete de língua portuguesa e três de noções de micro informática.

Em conhecimentos específicos foram duas de direito constitucional, duas de direito administrativo, duas de licitações, contratos e sanções penais, duas de finanças públicas, duas de direito civil e processual civil, duas de direito penal, duas de direito do trabalho, duas de direito ambiental, duas de direito municipal e urbanístico e duas de direito tributário. Também foram aplicadas duas questões discursivas, sobre direito administrativo e direito civil e processual civil.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.