O concurso terá oportunidades para profissionais com ensinos fundamental, médio e superior. A organização do certame ficará sob a responsabilidade do INCP
Camila Diodato Publicado em 05/08/2014, às 15h06
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro, alterou o cronograma do seu próximo concurso público, que terá mais de 1.000 vagas. Inicialmente, esperava-se que o edital saísse em 28 de julho, mas agora a previsão é de que seja lançado no próximo dia 10.
O atraso na publicação deve-se ao fato de que a prefeitura precisou rever o edital, já que a Administração resolveu que também abrirá oportunidades para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Pedro da Aldeia (Previspa).
De acordo com informações do Instituto Nacional de Concurso Público - INCP (www.incp.org.br), que organizará o certame, as inscrições deverão ocorrer no período de 14 de agosto a 5 de setembro.
A seleção apresentará chances para candidatos com níveis fundamental, médio e superior. Serão abertas ofertas para mais de 100 cargos, como de médico, assistente social, cirurgião, arquiteto, coveiro, motorista de ambulância, motoristas (com habilitação "c", "d" ou "e"), operador de máquinas, operador de motoniveladora, operador de retroescavadeira, cozinheira, agente de combate às endemias, merendeira, guarda municipal, guarda ambiental e defesa civil, dentre outros. Os nomeados serão contratados pelo regime estatutário.
Cronograma previsto - Todos os concorrentes passarão por provas objetivas que deverão acontecer nas seguintes datas: 11 e/ou 12 de outubro para as carreiras de níveis fundamental e superior; e 15 e/ou 16 de novembro para os empregos que requerem ensino médio. No caso da Previspa, os exames deverão ocorrer em 12 de outubro.
Alguns cargos terão a fase de avaliações práticas, que estão previstas para serem aplicadas em 29 ou 30 de novembro.
O processo seletivo ainda constará de análise de títulos para a função de magistério do nível superior; aptidão física para guarda ambiental; curso de formação para guarda ambiental; curso introdutório de formação inicial e continuada para agente de combate às endemias; e curso de formação para guarda municipal e defesa civil.
Segundo consta no site do INCP, a previsão é de que o resultado final seja publicado em 15 de janeiro.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.