A seleção da Capitania dos Portos de Itajaí SC reúne 18 oportunidades, destinadas a candidatos de ensino fundamental
Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br Publicado em 04/11/2020, às 10h25 - Atualizado às 10h32
Seguem abertas as inscrições da seleção da Capitania dos Portos de Itajaí SC para admissão ao curso de formação de aquaviário - marinheiro auxiliar de convés e marinheiro auxiliar de máquinas. Ao todo serão preenchidas 18 vagas, sendo 13 para candidatos selecionados e cinco para candidatos reservas.
Interessados em disputar uma das oportunidades devem possuir o 6º ano do ensino fundamental e idade mínima de 18 anos.
O curso de formação de aquaviários (marinheiro auxiliar de convés e marinheiro auxiliar de máquinas) será realizado em sala de aula no período de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2020, ministrado em regime de externato. Ao terminar o curso, o aluno será declarado marinheiro auxiliar de convés ou de auxiliar de máquinas.
As inscrições presenciais serão recebidas até o dia 12 de novembro de 2020, na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí SC, divisão do ensino profissional marítimos, Rua Prefeito Paulo Bauer, nº 1.055, Centro.
Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 8, que deverá ser paga através por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), emitida através do site www.dpc.mar.mil.br. A GRU paga deverá ser apresentada no ato da inscrição.
Todos os inscritos na seleção da Capitania dos Portos de Itajaí SC serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório; e apresentação de atestados médicos e teste de suficiência física, eliminatória.
A prova escrita de conhecimentos de português e matemática será aplicada na cidade de Itajaí/SC na data prevista de 14 de novembro de 2020.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página da seleção da Capitania dos Portos de Itajaí SC.
concursos publicos concursos abertos concursos sc (santa catarina) provas anterioresMarinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.