Serra Grande/PB: MP determina realização de concurso

De acordo com decisão do Ministério Público da Paraíba, a prefeitura tem até dezembro para realizar novo concurso para substituir pessoal temporário

Fernando Cezar Alves   Publicado em 26/09/2016, às 11h45

A Prefeitura de Serra Grande, na Paraíba, deve realizar novo concurso público, no decorrer dos próximos meses, para atender a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Estado (MP/PB), por meio da Promotoria de Justiça de Itaporanga.

O documento determina que o concurso seja realizado até 11 de dezembro deste ano, no sentido de substituir servidores contratados em caráter temporário, de forma irregular. O documento também determina que, com a realização do certame, não serão mais feitas contratações em caráter temporário de servidores por excepcional interesse público.

Em caso de a prefeitura não acatar da decisão do MP/PB, a multa fixada é de R$ 100 mil

Na decisão da promotoria, o MP considerou o elevado número de funcionários contratados em caráter temporário no município e determinou a rescisão destes contratos, bem como proibiu nova contratações, ressalvando apenas os cargos necessários para a preservação de serviços públicos fundamentai ou em caso de morte ou incapacitação de funcionário efetivo.

De acordo com a decisão, em julho de 2016, a prefeitura contava com 59 contratações por excepcional interesse público, além de 56 comissionados.   

Sobre Prefeitura Serra Grande

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.