Serrana/SP disponibiliza 64 vagas em quatro cargos

Há oportunidades para candidatos alfabetizados e de níveis fundamental e médio. Valor da taxa de inscrição é de R$ 25 para todas as funções

Redação   Publicado em 29/01/2013, às 09h38

A fim de preencher 64 oportunidades por prazo determinado, a Prefeitura de Serrana, cidade localizada no Estado de São Paulo, abriu inscrições para processo seletivo simplificado de provas. Os vencimentos oferecidos são de R$ 703,98 (alfabetizado), R$ 866,53 (fundamental completo) e R$ 1.336,45 (nível médio).
Os candidatos alfabetizados podem concorrer às vagas de agente de conservação do espaço público (4). Já quem possui ensino fundamental completo pode pleitear às ofertas de agente comunitário de saúde (48) e auxiliar administrativo (4).
Os concursandos com ensino médio completo e curso específico podem concorrer às ofertas de técnico de enfermagem (8). 
Aos candidatos com deficiência estão reservadas 5% das vagas oferecidas. 
Como participar – As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.institutosoler.com.br até o dia 17 de fevereiro. A taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 25. 
Todos os candidatos passarão por provas objetivas com data prevista para 24 de fevereiro. As avaliações serão compostas por 20 questões de múltipla escolha e serão realizadas em escolas de Serrana. O tempo máximo de duração é de duas horas.
Atribuições – O agente comunitário de saúde desenvolve trabalho educativo com indivíduos e grupos, realizando campanhas de prevenção de doenças, visitas e entrevistas, para preservar a saúde da comunidade.
O agente de conservação do espaço público executa tarefas de coleta de lixo em vias públicas do município, mantendo a limpeza e a higiene. Além disso, realiza serviços gerais de reparo, manutenção e conservação nos prédios e vias públicas. 
O auxiliar administrativo executa tarefas simples e de pouca complexidade, nas diversas unidades administrativas, como digitação, registro, controle e arquivo de documentos. 
O técnico de enfermagem exerce atividades auxiliares de nível médio técnico, assistindo o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.

Sabrina Machado/SP 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.