Após receber denúncia anônima, sindicato verificou irregularidades nas questões da prova.
Redação Publicado em 20/05/2008, às 15h49
A Regional Campinas do SJSP entrou com representação no Ministério Público, solicitando a instauração de um inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades no concurso público realizado pela Câmara Municipal de Hortolândia (SP), em 2008.
Após receber denúncia anônima, os diretores do Sindicato verificaram que 24 das 40 questões de múltipla escolha da prova de conhecimento específico para o cargo de Assessor de Comunicação são idênticas às aplicadas em concurso público realizado pela Eletrobrás em 2002, para o cargo de Analista/Jornalista, cujo gabarito oficial está disponível na internet.
Para o Sindicato, a possibilidade de algum(a) candidato(a) ter acesso prévio às questões e ao gabarito viola o preceito da igualdade no acesso aos cargos públicos, previsto nos incisos I e II, do artigo 37 da Constituição Federal. A clonagem das questões compromete a lisura e a transparência do processo e põe em dúvida a eficiência nos gastos públicos.
A diretoria do Sindicato já havia constatado irregularidades no tocante à jornada e piso vigentes para os jornalistas profissionais, que não foram respeitados para o provimento do cargo. Desde a publicação do edital, o Sindicato está tentando, sem sucesso, agendar reunião com o presidente da Câmara, George Julien Burlandy, para tratar do assunto.
Fonte: SJSP
Leia mais:
Câmara de Hortolândia oferece remunerações de até R$ 6.327