SMF/SP: edital nos próximos dias para 73 vagas

O concurso da Secretaria Municipal de Finanças para o cargo de analista de planejamento já possui banca e taxa definidas. Superior em contabilidade, com inicial de R$ 5.392,96

Fernando Cezar Alves   Publicado em 03/09/2015, às 12h35

Já estão definidas a banca organizadora e o valor da taxa de inscrição do concurso que será realizado pela  Secretaria Municipal de Finanças  de São Paulo (SMF/SP), que contará com uma oferta de 73 vagas para o cargo de especialista em administração, orçamento e finanças públicas – analista de planejamento e desenvolvimento organizacional na área de contabilidade. A escolhida é a Fundação Vunesp e o valor é de R$ 62,95. A expectativa é de que a publicação do edital ocorra já nos próximos dias.

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Para concorrer ao cargo é necessário possuir curso de nível superior em contabilidade e registro no conselho de classe.

A remuneração inicial da carreira, atualmente, é de R$ 5.392,96, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além disso, o cargo conta com mudança salarial para 2016, quando passará a ser R$ 6.106,33.

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Progressão salarial

O cargo conta com 17 padrões de vencimentos durante a carreira. Os valores posteriores, em 2015, são os seguintes: R$ 5.662,61, R$ 5.889,12, R$ 6.124,68, R$ 6.369,67, R$ 6.688,15, R$ 6.955,68, R$ 7.983,76, R$ 8.313,27, R$ 8.645,80, R$ 9.488,74, R$ 10.247,84, R$ 11.118,79, R$ 12.008,29, R$ 13.449,29, R$ 14.525,23 e R$ 15.687,25.

Em 2016, as remunerações dos próximos níveis serão atualizadas, da seguinte forma: R$ 6.411,65, R$ 6.688,11, R$ 6.934,84, R$ 7.212,23, R$ 7.572,84, R$ 7.875,76, R$ 8.190,79, R$ 8.518,42, R$ 8.859,15, R$ 9.745,07, R$ 10.524,67, R$ 11.366,65, R$ 12.275,98, R$ 13.749,10, R$ 14.849,03 e R$ 16.036,95.

Atribuições

Entre as atribuições do profissional da área cabe elaborar plano de contas, rotinas e normas técnicas de contabilidade, balancetes, balanços e demonstrações contábeis e financeiras, definir a classificação de receitas e despesas, orientar e supervisionar a estruturação dos atos e fatos contábeis, proceder à incorporação e consolidação dos balanços, realizar auditorias contábeis e nos processos de realização de despesas, apurar o valor patrimonial de participações, quotas, ações e convênios, avaliar balanços do ponto de vista contábil e acervos patrimoniais e prestar assistência aos órgãos encarregados da representação judicial do município e realizar perícias próprias da área de atuação, para finas judiciais e extra-judiciais. 

Provas

O último concurso para o cargo ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 vagas. A organizadora foi a Cetro Consultoria e a seleção contou com uma prova objetiva, composta de 80 questões, sendo 40 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram dez de língua portuguesa, cinco de matemática financeira, dez de informática básica e 15 de noções de administração pública. Em conhecimentos específicos, 15 de administração orçamentária e financeira, 15 de contabilidade pública e dez de  contabilidade geral.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.