Soledade/PB realizará novo concurso em breve

De acordo com decreto divulgado pelo prefeito na última semana, a aplicação das provas deve ocorrer até o final de abril

Fernando Cezar Alves   Publicado em 01/02/2016, às 12h05

O prefeito de Soledade, na Paraíba, José Bento Leite do Nascimento, constituiu, no último dia  27 de janeiro, por meio da portaria 27/2016, a comissão que será responsável pela organização do concurso público que será realizado pelo município.  De acordo com o decreto 1/2016, publicado no mesmo dia, a Secretaria de Administração e Planejamento deverá encaminhar para a comissão, até a próxima semana, a relação completa de cargos, vagas e salários que serão oferecidos no certame.

Com a definição de cargos e oferta de vagas, a comissão, que é formada por cinco servidores, deverá dar início ao processo de escolha da banca organizadora. Mas a expectativa é de que o concurso seja feito de forma bastante rápida, uma vez que o decreto do prefeito determina que, com isto, a comissão terá um prazo de 15 dias para elaborar o calendário da seleção, para que a aplicação das provas ocorra, no mais tardar, até 30 de abril.

Vale lembrar que, por se tratar de ano eleitoral, de acordo com legislação, os resultados finais devem ser homologados até o final de junho. Caso contrário, os aprovados somente poderão ser nomeados a partir do próximo ano, após nomeação da próxima administração municipal.

Seleção Anterior

O último concurso público da prefeitura ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 19 vagas temporárias em diversos cargos nas áreas de saúde e educação, com ênfase para professores e médicos em diversas especialidades.    

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.