De acordo com o TJ/ES, a seleção foi suspensa por não cobrar conhecimentos em direito
Redação Publicado em 02/08/2012, às 11h45
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) informa que está suspenso o concurso da Polícia Civil que preencheria 250 postos de agente.
Segundo o Tribunal, a Defensoria Pública do Estado entrou com uma ação civil contra a seleção, por ela não exigir dos candidatos conhecimentos na área de direito.
De acordo com os autos do processo, a Defensoria sustenta que “permitir a realização do concurso sem exigir do candidato conhecimentos jurídicos resultaria em verdadeiro retrocesso quanto à observância do princípio da devida eficiência no serviço público”.
Concurso
Para concorrer, o candidato devia possuir o ensino médio completo; CNH nas categorias B, C, D ou E; entre outros requisitos. A remuneração inicial é de R$ 2.767,78 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
A seleção teria etapas de prova escrita objetiva, entrega da ficha de informações confidenciais e certidões sócio-criminais, teste de aptidão física (corrida, barra, abdominal e flexão de braços), exame médico e toxicológico e exame psicológico e investigação criminal e social.
Leandro Cesaroni