TCE suspende concurso para 12 vagas na Câmara

Segundo legislativo, reabertura será feita após correções no edital. Concurso tem oito oportunidades para auxiliar de administração e quatro para agente de administração

Redação   Publicado em 04/10/2011, às 09h57

Após prorrogar o prazo de inscrições, a Câmara Municipal de Mariana (MG) divulgou comunicado informando sobre a suspensão do concurso público que promovia, com o objetivo de preencher 12 oportunidades de nível médio.

De acordo com a casa legislativa, a decisão foi tomada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A reabertura será feita assim que forem feitas correções no conteúdo do edital.

O processo pode ser acompanhado nos quadros de avisos da Câmara ou no site da organizadora Magnus Concursos, em www.magnusconcursos.com.br.

O comunicado pode ser consultado no arquivo anexo ao lado ou no site da Magnus.

Inscrições e prova

As inscrições se iniciariam hoje e seguiriam até o dia 14 do mesmo mês.

Segundo o cronograma, a aplicação da provas objetiva estava prevista para o dia 30 de outubro, com questões de português, matemática e conhecimentos gerais.

Concurso

O legislativo de Mariana oferece oito oportunidades para auxiliar de administração (com remuneração de R$ 674,69) e quatro para agente de administração (R$ 831,16).

Entre as atribuições, o contratado deverá realizar serviços de administrativos nas unidades organizadoras da casa, tarefas estas de “alta complexidade e responsabilidade”, segundo a Câmara.

 

A carga horária, para ambas as funções, é de 30 horas semanais.

 

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.