Macaparana suspende concurso com 326 ofertas

O motivo da suspensão não foi informado pela prefeitura e nem pela organizadora

Redação   Publicado em 16/10/2012, às 11h18

A Prefeitura de Macaparana, em Pernambuco, decidiu suspender a realização do concurso público que vinha anunciando com o objetivo de preencher 326 vagas, sendo 50 reservadas a pessoas com deficiência.

O motivo da suspensão não foi informado pela prefeitura. No site da organizadora foi publicado apenas o seguinte comunicado: "em cumprimento ao Ofício 420/2012, entregue pela prefeitura Municipal de Macaparana à empresa CONPASS no dia 13/10/2012 às 17:30, véspera do concurso, o concurso encontra-se suspenso. Os candidatos devem aguardar a definição da nova data de aplicação das provas".
 
Concurso
As vagas para os que não concluíram o nível fundamental são para zelador (5); agente de segurança (9); lavadeira de hospital (4); auxiliar de serviços gerais (15); copeira (4); ajudante de pedreiro (4); ajudante de estradas (10); gari (30); e coveiro (2).
 
Já os que se formaram nesta etapa poderão concorrer a agente comunitário de saúde (10), que exige que o candidato more no local de atuação (confira os bairros no edital anexo ao lado); agente de endemias (18); auxiliar de secretaria (4); motorista (10); pedreiro (4); eletricista (3); operador de máquinas pesadas (2); cozinheira hospitalar (3); e merendeira (28).
 
Para o ensino médio, as opções são de técnico em controle interno (4); coordenador de tributos (3); fiscal de renda (3); digitador (4); recepcionista museólogo (1); recepcionista (4); fiscal de obras (4); e fiscal sanitário (2). No nível técnico, há vagas de técnico em enfermagem (10) e auxiliar de saúde bucal (6).
 
E os profissionais com formação superior se inscrevem para médico (16), em cinco especialidades; enfermeiro (1); assistente social (1); fonoaudiólogo (2); médico veterinário (1); odontólogo (2); farmacêutico bioquímico (2); fisioterapeuta (3); nutricionista (2); psicólogo (1); psicólogo escolar (1); professor de educação básica (60); supervisor de ensino (4); inspetor escolar (3); orientador educacional (3); e pedagogo (1).
 
Também há vagas de professor com licenciatura, nas disciplinas de educação física (2), história (2), geografia (2), matemática (2), língua portuguesa (2) e ciências biológicas (2).

As remunerações variam de R$ 622 a R$ 6.900 e as jornadas de trabalho entre 24 e 40 horas semanais.

As provas objetivas aconteceriam no dia 14 de outubro, com questões de português, matemática e conhecimentos específicos. Para algumas funções, também haverá prova prática e curso de formação aos aprovados; além de prova de títulos (doutorado, mestrado, especialização, extenção, graduação e experiência) aos candidatos de nível superior.

Leandro Cesaroni

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.