Prefeito é afastado e concurso sofre suspensão

O prefeito Luiz Carlos Maciel (DEM) foi afastado após desobedecer ordens judiciais

Redação   Publicado em 11/05/2012, às 15h20

Após o afastamento de Luiz Carlos Maciel (DEM) da Prefeitura de Ouro Fino, cidade do Estado de Minas Gerais, foi suspensa a realização do concurso que vinha com o objetivo de preencher 96 vagas no quadro de servidores do município.
Segundo o Ministério Público, Maciel foi afastado por ter “desobedecido duas ordens judiciais para afastar uma servidora suspeita de comandar um esquema de fraudes dentro da prefeitura”.
De acordo com o comunicado publicado pela prefeitura (em anexo), a suspensão do concurso se deu por “decisão judicial” e seguirá por prazo indeterminado.
ConcursoCandidatos que não concluíram o ensino fundamental poderiam se inscrever para auxiliar de serviço escolar (2) e auxiliar de serviço público (40). Quem completou esse nível optaria entre auxiliar de serviço público da saúde  (2), oficial de serviço especializado (2), oficial de serviço público (1), operador de máquinas (2) e vigilante (4).
No nível médio, as ofertas eram para monitor de fanfarra e recreação (1), agente de administração (2), fiscal sanitário (2), oficial de administração (1), professor de informática (10), técnico em enfermagem (2) e técnico em imobilização ortopédica (1).
Profissionais com formação superior se inscreveriam para bioquímico (1), dentista (2), enfermeiro (2), fisioterapeuta (1), médico (11) e professor municipal (7).
As remunerações ficavam na faixa de R$ 622 a R$ 1.296,64 para jornadas de trabalho entre 100 e 220 horas mensais.
Leandro Cesaroni

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.