Seleção para guarda civil de João Pessoa está suspensa

Organizadora investiga fraudes na realização das provas. Concurso oferece 250 vagas para guardas masculinos e femininos, com remuneração de R$ 1,4 mil

Redação   Publicado em 25/04/2012, às 15h44

Após receber denúncia sobre possíveis fraudes na realização das provas do dia 25 de março, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) optou por suspender o concurso público que promovia, para preencher 250 vagas de guarda civil municipal no município de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

De acordo com a organizadora, há a suspeita de que os participantes do concurso, que conseguiram obter as 34 primeiras classificações, estejam envolvidos na fraude que teria contado com o apoio de um equipamento de ponto eletrônico.

Até que a apuração seja feita, em conjunto com a administração municipal, o Instituto optou por manter o concurso suspenso, por tempo indeterminado.

Confira a íntegra da nota publicada pelo IBFC no arquivo anexo ao lado ou no próprio site da instituição.

Saiba mais sobre a seleção

A Prefeitura de João Pessoa visa ocupar 250 vagas de guarda civil, sendo 175 masculinas e 75 femininas.

Com remuneração de R$ 1.400, a carreira exige nível médio completo, idade mínima de 18 anos, carteira de habilitação na categoria “B”, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

As provas aconteceram em 25 de março. Os candidatos aprovados ainda deverão realizar exames médicos, testes de capacitação física e avaliações psicológicas.

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.