Ao todo serão quatro concursos da Prefeitura de Taubaté, no interior de São Paulo, com oportunidades em todos os níveis de escolaridade. Processo está em fase de escolha da banca
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/04/2015, às 14h50
A Prefeitura de Taubaté, na região do Vale do Paraíba, a 130 Km da capital, já iniciou o processo de escolha da banca organizadora de seus próximos concursos, autorizados pelo prefeito José Bernardo Ortiz Monteiro Júnior, em 22 de outubro de 2014. A expectativa é de que a escolhida seja anunciada a partir de maio, quando poderá ser fechada a data de publicação do primeiro edital. A entrega das propostas das empresas interessadas poderá ser feita até 6 de maio.
Ao todo serão realizados quatro concursos, para o preenchimento de 263 vagas, em 119 cargos, além de formar cadastro reserva de pessoal para mais 23 cargos. Os concursos contarão com oportunidades em todos os níveis de escolaridade, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.224,49 a R$ 5.357,49, para procurador.
O primeiro edital contará com uma oferta de 69 vagas, distribuídas da seguinte forma: agente comunitário de saúde (24 vagas), agente de controle de endemias (cinco), assistente social (uma), biólogo (uma), dentista especialista (três e cadastro), enfermeiro PSF (cadastro), fisioterapeuta (duas), fisioterapeuta para equoterapia (cadastro), fonoaudiólogo (duas e cadastro), médico especialista (15 e cadastro), médico PSF (seis), nutricionista (duas), psicólogo PSF (uma), técnico de equipamento odontológico (uma), técnico de raio X (uma), técnico de saúde bucal (duas) e terapeuta ocupacional (cinco).
O segundo concurso será para os cargos de ajudante de paramentação (uma), braçal (cadastro), calheiro (cadastro) , carpinteiro (uma), coveiro (uma), cozinheiro (duas), eletricista (duas), eletricista semafórico (cadastro), encanador (duas), fiscal de abastecimento (duas), fiscal de obras particulares (duas), fiscal de rendas imobiliárias (uma), fiscal de transportes coletivos (duas), gari (dez), marceneiro (uma), mecânico de máquinas (duas), mecânico de viatura leve (duas), mestre de obras (duas), motorista pavimentador (duas), pedreiro (dez), pedreiro de acabamento (uma), pintor (cinco), serralheiro (uma), topógrafo (duas) e vidraceiro (uma).
No terceiro: arquiteto (cinco), assistente social (cinco), contador (uma), cuidador (dez), dentista PSF (cadastro), engenheiro agrônomo (uma), engenheiro ambiental (uma), engenheiro civil (duas), engenheiro de segurança do trabalho (uma), engenheiro florestal (uma), escriturário (dez), inspetor de alunos (dez), médico (20), monitor de educação infantil (cinco), museólogo (uma), oficial de administração (cinco), orientador social (dez), procurador (uma) e psicólogo (cinco).
Finalmente, no quarto concurso: instrutor de artes (seis e cadastro), instrutor de esportes (15 e cadastro), instrutor do trabalho (11 e cadastro), monitor de esportes (cadastro) e monitor de ofícios (11 e cadastros).
Matéria atualizada em 27/04 às 14h51
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.