Teresina/PI terá concurso com 500 oportunidades

Ofertas serão para diversos órgãos municipais como as secretarias de Meio Ambiente (Semam), Educação (Semec), Esportes e Lazer (Semel), Finanças (Semf), Planejamento e outros

Renan Abbade   Publicado em 01/10/2013, às 15h20

A Prefeitura Municipal de Teresina, capital do Piauí, vai realizar, no próximo ano, concurso público com objetivo de preencher pelo menos 500 novas oportunidades em diversas áreas de vários órgãos municipais.

Pelo Plano Pluri Anual (PPA 2014/2017) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estão previstos concursos para analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), assistente técnico administrativo, professor ciclo I 40 horas, na Secretaria Municipal de Educação (Semec), educador físico da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), técnico do Tesouro Municipal para a Secretaria Municipal de Finanças (Semf), analista de gestão pública e analista de orçamento para a Secretaria de Planejamento.


TESTE SEU CONHECIMENTO NO SIMULADO DO JC&E

Haverá vagas ainda para diversos cargos na Agência Reguladora de Serviços Municipais (Arsete), Fundação Hospitalar, Fundação Municipal de Saúde, Prodater, Instituto de Assistência e Previdência do Município de Teresina (IPMT), Fundação Wall Ferraz, e também para fiscal de serviços públicos para as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

De acordo com o secretário municipal de Administração, Charlles Max, para elaborar a proposta de realização de concurso público, todos os secretários municipais foram ouvidos. “São eles que estão vivenciando as necessidades. É importante lembrar que esse levantamento foi feito pelo Comitê Gestor de Recursos Humanos, que foi criado pela primeira vez em Teresina para fazer esse levantamento. Antes tínhamos essas informações ‘quebradas’, aleatórias. Com o Comitê, esse levantamento é preciso”, afirmou.

As vagas serão ofertadas para setores estratégicos e de franca expansão na administração pública municipal. “A proposta do prefeito Firmino Filho é reforçar a atividade meio com servidores qualificados, para uma gestão pública eficiente. Precisamos de servidores qualificados para elaborar e executar bem os projetos da prefeitura”, destacou.

Com informações do Portal da Prefeitura Municipal de Teresina

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.