Do total de oportunidades, 24 serão imediatas e 15 para formação de cadastro reserva. A carreira de juiz exige bacharelado em direito e três anos de experiência profissional
Camila Diodato Publicado em 06/06/2014, às 12h17
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ/PI) selecionou a Fundação Carlos Chagas para organizar o próximo concurso para a carreira de juiz de direito substituto. Serão abertas 39 oportunidades, sendo 24 imediatas e 15 para formação de cadastro.
De acordo com a assessoria de comunicação do tribunal, atualmente a remuneração de um juiz substituto corresponde ao valor de R$ 26 mil. O setor de imprensa ainda informou que o processo seletivo acontecerá ainda este ano e que não há previsão para o lançamento do edital.
Para concorrer ao posto de juiz será necessário possuir bacharelado em direito, com diploma fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), e três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do título de bacharel.
Segundo informou o departamento de imprensa, o tribunal pretende abrir outro concurso, só que para servidores. Porém, esse processo seletivo depende de orçamento e só deverá ser feito após a conclusão do concurso para juiz.
Seleção anterior – Publicado em 2011 e organizado pelo Cespe/UnB, o certame apresentou 19 ofertas para a função de juiz substituto. Na ocasião, o vencimento oferecido foi de R$ 15.823,56.
O processo seletivo constou de uma prova objetiva seletiva, duas avaliações escritas discursivas, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, teste oral e análise de títulos.
A prova objetiva teve 100 questões distribuídas em três blocos, distribuídos da seguinte maneira: bloco 1 com 35 questões (direito civil, direito processual civil, direito do consumidor, direito da criança e do adolescente); bloco 2 também com 35 perguntas (direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito eleitoral); e, por último, bloco 3 com 30 questões (direito empresarial, direito tributário, direito ambiental, direito administrativo).
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.