Concurso TCU (Tribunal de Contas da União) pode ocorrer para o cargo de auditor, com exigência de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 21/02/2025, às 12h49 - Atualizado às 15h07
Um novo concurso TCU (Tribunal de Contas da União) pode ser realizado no decorrer dos próximos meses. Acontece que o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Alisson Souza, disse, em declarção recente, que o Tribunal pretende contratar 300 servidores no decorrer dos próximos três anos, com 100 vagas de auditores por ano. No entanto, a seleção ainda não foi oficialmente confirmada pelo órgão. Desta forma, ainda não há uma previsão de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.
Sobre a possibilidade de nova seleção, o presidente do Sindilegis disse:
"Hoje o Tribunal tem o objetivo de contratar 100 auditores por ano nos próximos três anos, 300 ao todo. Temos que trazer servidores novos, temos que contratar gente. Eu não sei se serão 100 auditores ou uma parte será para Técnicos"
O último concurso TCU teve início em 2021, com uma oferta imediata de 20 vagas para o cargo de auditor federal de controle externo, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A prova objetiva contou com 100 questões, sobre as seguintes disciplinas:
Os aprovados na primeira fase serão convocados para participar de programa de formação, de caráter eliminatório. O treinamento ocorrerá em Brasília, com duração mínima de 120 horas.
concursos concursos federais concursos 2025 provas anteriores
O TCU (Tribunal de Contas da Unição) é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade. Para isso, tem como meta ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável. O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.