Edital de Ubatuba/SP ainda passa por ajustes finais

A publicação estava prevista para esta quarta, dia 1º, mas documento ainda sofre mudanças. Serão aproximadamente 500 vagas, com iniciais até R$ 2.841

Fernando Cezar Alves   Publicado em 01/10/2014, às 10h32

Quem pretende participar do concurso que será realizado pela prefeitura de Ubatuba, na região do Vale do Paraíba, a 233 km da capital, deve ficar atento para a publicação do edital, que pode ocorrer a qualquer momento. A intenção era liberar o documento ainda nesta quarta-feira, dia 1º. Porém, segundo responsáveis pelo setor de recursos humanos da prefeitura, ainda estão sendo feitos alguns ajustes, em decorrência da redefinição da oferta de vagas. Mas a expectativa é de que a liberação ocorra, no mais tardar, até sexta-feira, dia 3, no sentido de manter o cronograma definido com a organizadora, a Idecan.

Desta forma, caso a liberação possa se concretizar até sexta, as inscrições poderão ser mantidas para ter início na quarta, dia 8, com atendimento até 6 de novembro. A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 14 de dezembro. Caso a prefeitura não consiga publicar o edital até sexta, estas datas poderão sofrer alterações.

As mudanças na oferta de vagas se devem ao fato de que, embora a Câmara Municipal tenha aprovado a realização de concurso para o preenchimento de 810 vagas, foi posteriormente constatado que este total comprometeria a projeção orçamentária de 2015.

Com a diminuição da oferta, a seleção contará com aproximadamente 500 vagas, com opções de empregos públicos de níveis fundamental, médio e superior, com remunerações iniciais de até R$ 2.841.

Assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas pela internet, na página eletrônica da organizadora, que é www.idecan.com.br.  As taxas serão anunciadas com a publicação do edital.

Alguns cargos previstos para constar na seleção são os de agente de controle de endemias, ajudante de manutenção, ajudante de obras, ajudante geral, almoxarife, auxiliar de serviços gerais, educador físico, eletricista, encanador, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de obras, marceneiro, médico dermatologista, médico do trabalho, médico ginecologista e obstetra, médico veterinário, pedreiro, pintor, técnico de enfermagem e vigia.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.