Ubatuba/SP: após atrasos, cronograma é redefinido

O entrave agora diz respeito à mudança das taxas, com alteração das vagas. Edital previsto para sexta, dia 10. São 500 vagas, com iniciais até R$ 2.841

Fernando Cezar Alves   Publicado em 07/10/2014, às 10h57

A prefeitura de Ubatuba, na região do Vale do Paraíba, a 233 km da capital, está redefinindo o  cronograma de seu concurso público. Após três atrasos na publicação do edital, prevista para ocorrer, respectivamente, nos dias 1, 3 e 7 de outubro, o prazo de inscrições, marcado para ter início na quarta, dia 8, com atendimento até 6 de novembro, deve ser alterado.

 O motivo dos atrasos se deve à redefinição da oferta de vagas, que inicialmente seria de 810, em 94 cargos, e agora passa a ser de aproximadamente 500.  A nova data prevista para publicação do edital é sexta-feira, dia 10.

ACESSE AS VIDEOAULAS DA ÁREA VIP. CLIQUE AQUI!

No momento, o que tem impedido a divulgação é que, com a redefinição da oferta – a redistribuição das oportunidades já está concluída – a prefeitura está negociando com a organizadora, a Idecan, a reavaliação dos valores que serão cobrados de taxa de inscrição. Uma vez que a oferta de vagas será menor, o valor deve ser reduzido, mas as novas taxas ainda estão sendo discutidas, para que, finalmente, o aguardado edital possa ser liberado.

A expectativa é de que, caso o entrave seja resolvido até quinta, dia 9, permitindo a liberação do edital na sexta, dia 10, as inscrições possam ter início a partir da próxima semana, o que ainda depende de confirmação. A aplicação das provas, de acordo com o cronograma inicial, estava marcada para ocorrer em 14 de dezembro. Ainda está sendo avaliado se a data será mantida.

De qualquer forma, quem pretende participar do certame deve ficar de sobreaviso, uma vez que, embora a seleção esteja passando por ajustes que têm causado o atraso na liberação do edital, o concurso está confirmado e seu início é apenas uma questão de mais alguns poucos dias.

A oferta inicial, de 810 vagas,  havia sido confirmada por meio de projeto de lei aprovado na câmara municipal, mas teve que ser alterada para aproximadamente 500 em decorrência da constatação de que o quantitativo comprometeria a projeção orçamentária de 2015. Com a alteração das vagas, as taxas também estão sendo revistas.

A seleção contará com oportunidades para quem possui níveis fundamental, médio e superior, com iniciais de até R$ 2.841.

Assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas pela internet, na página eletrônica da organizadora, que é www.idecan.org.br.   

Alguns cargos previstos para contar com oportunidades são os de agente de controle de endemias, ajudante de manutenção, ajudante de obras, ajudante geral, almoxarife, auxiliar de serviços gerais, educador físico, eletricista, encanador, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de obras, marceneiro, médico dermatologista, médico do trabalho, médico ginecologista e obstetra,  médico veterinário, pedreiro, pintor, técnico de enfermagem e vigia.

APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.