As inscrições devem ser realizadas pelo site www.cespe.unb.br.
Redação Publicado em 26/11/2008, às 08h55
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) termina hoje o período para solicitar isenção de taxa de inscrição para o concurso público de 225 vagas de Analista Ambiental em todo País. O salário oferecido é de R$ 4.115,37.
O cargo de Analista Ambiental tem postos nas áreas de Licenciamento e Auditoria Ambiental (52), Regulação, Controle e Fiscalização Ambiental (82), Gestão Proteção e Controle da Qualidade Ambiental (28), Ordenamento dos Recursos Florestais e Pesqueiros (29), Conservação, Manejo e Proteção das Espécies da Fauna (28) e Estímulo e Difusão de Tecnologias, Informação e Educação Ambiental (6).
As vagas distribuem-se em 22 estados e Distrito Federal. A maioria das oportunidades concentra-se na capital do País (74), enquanto São Paulo oferece 4 postos.
Os interessados devem ter formação em qualquer curso de nível superior. Há reserva de 5% das oportunidades para portadores de deficiência física.
Como participar
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site da empresa organizadora (www.cespe.unb.br/concursos/ibama2008) , das 10h de 24 de novembro às 23h59 de 16 de dezembro, de acordo com o horário de Brasília.
Há cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 60. A Guia de Recolhimento da União deve ser gerada no site após o preenchimento do formulário de inscrição e pode ser paga em qualquer agência bancária, dos Correios ou casa lotéricas até 17 de dezembro.
Pedidos de isenção: 25 e 26/11
Os candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição apenas nos dias 25 e 26 de novembro, via internet. Para obter o benefício, o interessado deve estar inscrito no o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda. A relação dos pedidos deferidos será divulgada no site da empresa organizadora até 15/12.
Provas
O concurso terá provas objetivas de múltipla escolha e discursiva com duração de 4h30, que serão aplicadas em 25 de janeiro de 2009 no turno da tarde em todas as capitais do País. Os locais e horários de prova serão divulgados no dia 14 ou 15 de janeiro, segundo a organização do exame.
O Ibama tem como principais atribuições: exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; e executar as ações supletivas de competência da União de conformidade com a legislação ambiental vigente.” (NR). Conforme Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007. Cabe ao Ibama propor e editar normas e padrões de qualidade ambiental; o zoneamento e a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento ambiental, nas atribuições federais; a implementação do Cadastro Técnico Federal; a fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas; a geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente; o monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito à prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais; o apoio às emergências ambientais; a execução de programas de educação ambiental; a elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais; dentre outros. Para o desempenho de suas funções, o Ibama poderá atuar em articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios integrantes do Sisnama e com a sociedade civil organizada, para a consecução de seus objetivos, em consonância com as diretrizes da política nacional de meio ambiente.