Postos serão ocupados na região central e em 34 localidades das zonas urbana e rural. Aprovados terão salário de R$ 1.014 para jornada de trabalho de 40 horas por semana
Situado no Estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina e o Uruguai, o município de
Uruguaiana dispõe de 192 oportunidades imediatas e cadastro reserva para a carreira de
agente comunitário de saúde.
Os postos são oferecidos na região central e nas localidades de São Miguel, Mascarenhas de Moraes, Santo Antônio, Bela Vista, Santana, Francisca Tarragô, São João, Nova Esperança, Cabo Luiz Quevedo, Alexandre Zachia, Tabajara Brites, Vila Júlia, Ipiranga, Rui Ramos, Cidade Nova, Santo Inácio, Jóquei Clube, Distrito Rodoviário, Aeroporto, Jardim do Salso, União das Vilas, Salso de Baixo, Rio Branco, Emílio Brandi, Cidade Alegria, além da zona rural (Vila do Itapitocaí, João Arrégui, Plano Alto, Vila do Açude, Vila Charqueada, São Marcos, Barragem e distritos Imbaá e Vertentes).
Para participar da seleção é preciso ter ensino
fundamental completo e residir na área desejada desde a publicação do edital do processo seletivo simplificado, que ocorreu no dia 24 de setembro.
As inscrições ficarão abertas até o dia 15 de outubro. Interessados deverão retirar o requerimento de participação e o boleto para pagamento da taxa, que é de R$ 10, na Secretaria Municipal de Fazenda, prédio do antigo Fórum, localizada na rua Santana, 2467. Lá, o atendimento é feito das 8h30 às 17h.
O teste dos participantes será feito por meio de prova objetivo no dia 9 de novembro. O exame terá questões de conhecimentos específicos (12), língua portuguesa (8) e informática (5), a serem resolvidas em no máximo duas horas. A fase seguinte para os pré-classificados será o curso introdutório de formação inicial e continuada para os pré-classificados.
Os que conquistarem a aprovação serão contratados para jornada de trabalho de 40 horas semanais, com direito a salário de R$ 1.014.
Do total de ofertas, 5% se reservam a pessoas com necessidades especiais.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.