Oportunidades são para graduados em odontologia, farmácia e medicina.
Redação Publicado em 12/07/2010, às 11h32
Divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12 de julho, o edital do concurso que deve preencher 122 colocações para profissionais de saúde na Escola de Saúde do Exército (EsSEx). Os interessados têm até 30 de julho para se inscrever.
Perfil do candidato – Entre os requisitos para se candidatar é preciso ter concluído a graduação nos cursos de medicina, odontologia ou farmácia, ter idade entre 20 e 36 anos e no mínimo 1,60m de altura para os homens e 1,55m para as mulheres.
As oportunidades são destinadas à profissionais com especialização em anestesiologia (6 vagas), cancerologia (4), cardiologia (6), cirurgia geral (6), clínica médica (6), cirurgia vascular (2), endoscopia digestiva (2), geriatria (3), ginecologia e obstetrícia (5), medicina intensiva (6), traumatologia e ortopedia (6), otorrinolaringologia (2), pediatria (4), psiquiatria (6), radiologia (3), radioterapia (2), urologia (6). Além destas, são destinadas 30 colocações para médicos sem especialidade.
Na área de farmácia, são disponibilizadas cinco vagas para farmacêutico bioquímico e para formados em odontologia são oferecidas oportunidades em endodontia, periodontia, prótese dentária, odontopediatria, ortodontia e cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais, sendo duas vagas para cada área de conhecimento específica.
Processo seletivo – A seleção contará com etapas de exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física e comprovação dos requisitos biográficos exigidos pelos candidatos.
O candidato realizará a avaliação de conhecimentos em uma das guarnições disponíveis para escolha, que deve ser feita no ato da inscrição. As divisões citadas localizam-se nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Manaus (AM).
A prova será composta por 60 questões objetivas relacionadas a conteúdos de conhecimentos gerais (20 questões), idioma estrangeiro (10) e conhecimentos específicos (30).
Vale ressaltar que os conteúdos de idioma estrangeiro são apenas de caráter classificatório e o idioma testado será de escolha do candidato no ato da inscrição.
A bibliografia que deve auxiliar os concurseiros no estudo dos conteúdos da avaliação deve ser divulgada no manual do candidato, disponível em http://essex.ensino.eb.br.
A prova terá duração de três horas e meia e para ser considerado aprovado, o candidato deve obter aproveitamento superior a 50% nas questões de conhecimentos gerais e específicos.
Inscrições – Para participar do concurso, o interessado deve obter a ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico já citado, preencher o documento e após impresso, colar sua foto (modelo 3x4) no local indicado, inserindo também sua assinatura e data.
O documento deve ser enviado juntamente com a segunda via da Guia de Recolhimento Único (GRU), fixada no valor de R$ 100, ou comprovante de isenção de pagamento, via SEDEX à EsSEx.
Os exames devem ocorrer no dia 26 de setembro de 2010 e a matrícula dos candidatos aprovada está prevista para o dia 21 de março de 2011, data também designada para o início do ano letivo.
Os endereços para envio dos formulários de inscrição e informações sobre o requerimento de isenção de taxa podem ser observados em edital anexo.
Veja também: