São oportunidades que exigem ensino médio completo para um salário de R$ 603,66 mais benefícios.
Redação Publicado em 03/06/2008, às 13h52
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgou os gabaritos das provas objetivas realizadas no último domingo (1º) para o concurso público no Espírito Santo, para os cargos de Carteiro e Atendente Comercial para formação de cadastro reserva para as regiões da Grande Vitória, Colatina, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Montanha, São Mateus, Linhares, Cachoeira do Itapemirim, Alegre, Venda Nova do Imigrante, Guarapari, Bom Jesus do Norte e Iúna.
A remuneração para as duas funções é de R$ 603,66, que exige ensino médio completo, e terá uma jornada de trabalho de 44h semanais com atividades de segunda a sábado, podendo ocorrer escala de revezamento nos domingos e feriados, bem como no horário noturno.
Além do salário, os aprovados terão direito a auxílio-alimentação, vale transporte, assistência médica e odontológica ambulatorial extensiva aos dependentes.
Os concorrentes ao cargo de Carteiro que forem aprovados na prova objetiva, farão testes de aptidão física que constará de três avaliações subseqüentes e eliminatórias, são elas: barra fixa, impulsão horizontal, corrida de 12 min.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.