Depois de otimizar seu tempo para os estudos, Cleisson Santos conseguiu conquistar um cargo público no concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
Camila Diodato Publicado em 19/06/2015, às 13h48
"Felizmente ou infelizmente o mundo está em constante mudança e nossas reações diante de cada mudança definem a qualidade e, por que não dizer, facilidade com a qual conduziremos nossa vida”. Foi com esse pensamento que Cleisson Santos iniciou a nova fase de sua vida.
Natural de Brasília (DF), bacharel em processamento de dados, especialista em gestão de tecnologia da informação e com MBA em gestão de negócios, Cleisson iniciou, em 1997, sua carreira como servidor público do Governo do Distrito Federal. Porém, em 2000, pediu a exoneração do cargo com o objetivo de ir para a iniciativa privada.
Após a sua saída do Governo do DF, o brasiliense trabalhou em empresas de vários segmentos, mas sempre no setor de tecnologia da informação. Durante um período ele chegou a morar em outro país para estudar e logo que voltou para o Brasil foi contratado para atuar em um banco localizado em Fortaleza, capital do Ceará.
Cleisson percebeu que, nos últimos dez anos, a carreira pública mudou e, agora, é bem mais atrativa. “Trabalhar para o governo brasileiro hoje é sinônimo de profissionalismo, capacitação, remuneração adequada, segurança e status”, explicou.
Depois de um longo período fora do funcionalismo público, o profissional de TI resolveu que iria em busca de uma nova vida. “O mundo mudou, eu não estava contente com minha vida como estava, e decidi me refazer; chamo isso até de recomeço”.
Ele resolveu que voltaria a prestar concursos e, em março de 2014, começou a estudar seriamente para o processo seletivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O brasiliense almejava a função de analista de tecnologia da informação/processos, que seria para atuar no Hospital Universitário Walter Cantídio/Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (HUWC/MEAC-UFC).
Cleisson comentou que não foi fácil se preparar para o concurso, pois sabia que a disputa por um cargo público é muito acirrada e que não possuía muito tempo disponível. Ele trabalhava de segunda a sexta-feira e, diversas vezes, até mesmo nos finais de semana.
O profissional de TI teve que otimizar seu tempo e a forma de estudar o conteúdo; por isso, começou a se preparar pelo Concurso Virtual. Ele optou pelo site por conta da falta de horário, do material disponibilizado e das rotinas de exercícios.
Quatro meses depois, em julho, ele descobriu que havia sido aprovado no concurso da EBSERH. O brasiliense obteve a primeira colocação e, em setembro do mesmo ano, foi convocado para exercer o cargo no órgão, que fica em Fortaleza/CE.
Mesmo após a conquista do primeiro lugar na seleção da EBSERH – HUWC/MEAC e de tomar posse do cargo de analista de tecnologia da informação, Cleisson disse que continua estudando para alcançar o seu próximo objetivo: ser aprovado nos concursos da carreira de gestão do Governo Federal.