A manifestação é contra a abertura de um novo concurso sem a convocação dos aprovados há dois anos.
Redação Publicado em 21/05/2008, às 14h38
Desde a última sexta-feira (16), os aprovados no concurso do Banco do Brasil realizado em 2006 estão acampados em frente à sede da estatal. Eles protestam contra a decisão do BB de abrir um novo concurso em março sem chamar os aprovados no certame realizado há dois anos, cuja validade expira em junho. As provas para a nova seleção foram realizadas neste domingo (18).
A vigília prosseguiu durante a terça-feira (20), quando os aprovados intensificaram a manifestação, com a realização de um protesto pela manhã, a partir das 7h30. O objetivo era forçar o Conselho Diretor do Banco do Brasil a colocar na pauta da reunião agendada para o dia a discussão sobre a prorrogação do concurso e uma solução para o caso. Os manifestantes prometem deixar o local somente após receberem uma resposta sobre a situação dos aprovados.
Para o Sindicato dos Bancários de Brasília, o banco pode e deve chamar os aprovados ainda não convocados no concurso de 2006 em função da necessidade de mais funcionários, sobretudo nas agências. De acordo com notícia publicada no site da entidade, o próprio Departamento de Coordenação de Controle das Estatais (Dest), atendendo solicitação do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), já autorizou o banco a ampliar o quadro em 2,5 mil novos bancários. Dos 2.744 aprovados no DF, apenas 1.103 foram convocados até o momento, ou seja, há ainda, 1.641 pessoas aguardando convocação.
Veja detalhes sobre o caso