Até o fim do ano, o Santander preencherá 150 vagas, em São Paulo, para o seu programa Aprendiz@Sucesso
Redação Publicado em 10/07/2008, às 10h43
Até o fim do ano, o Santander preencherá 150 vagas, no Estado de São Paulo, para o seu programa Aprendiz@Sucesso, destinado a capacitar para o setor financeiro jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou médio – ou já os tenham concluído.
Com o objetivo de preparar esses adolescentes para o mercado de trabalho, por meio de formação técnico-profissional, o programa está de acordo com a Lei do Aprendiz e do Programa Nacional Jovem Aprendiz no Setor Bancário, coordenado pela Federação Nacional dos Bancos - Fenaban.
No total, serão 100 vagas distribuídas em agências bancárias no Estado/SP e outras 50 em centros administrativos do banco, na capital paulista.
Os aprovados assinam um contrato de trabalho especial para aprendizagem, com duração máxima de dois anos, regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A experiência é registrada na carteira de trabalho.
Os aprendizes recebem um salário mínimo, proporcional às horas trabalhadas, no caso, de seis horas, além dos benefícios como vale-transporte e vale-refeição.
"Ao ingressar no Santander, os aprendizes recebem aulas que lhes dão noções de administração, legislação, informática, comunicação formal e informal, ética, política, cidadania e marketing pessoal. Elas são ministradas por instrutores de uma Ong parceira, uma vez por semana, com quatro a seis horas de duração, totalizando aproximadamente 550 horas ao final do programa", explica Fernando Sugano, gerente executivo de de Recursos Humanos do Santander.
"Para complementar a parte teórica, os aprendizes aplicam o que aprenderam nas aulas em suas atividades no banco, experiência que contribuirá para seu desenvolvimento profissional e sua entrada no mercado de trabalho. Desta maneira, procuramos reunir a qualificação e a inserção em uma única ação", completa Sugano.
Atualmente, o Programa Aprendiz@Sucesso do Santander tem 535 aprendizes em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Com as novas contratações, o banco terá ao final do ano 635 aprendizes. A instituição financeira pretende, ainda, contratar mais 250 em 2009.
Inscrições
Os candidatos que desejarem participar do programa devem se inscrever no site do Centro de Integração Empresa Escola – Ciee (www.ciee.org.br) ou no endereço eletrônico da Sociedade de Ensino Social Profissionalizante – Espro (www.espro.org.br), dependendo da região em que o jovem queiram atuar (ver quadro abaixo). As inscrições serão aceitas durante todo o ano.
Onde se inscrever:
Site | Locais para atuação |
Ciee - www.ciee.org.br | Capital, Grande São Paulo (São Bernardo do Campo, Mairiporã, Mauá, Santana de Parnaíba, Santo André, Osasco, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano) e Interior/Litoral (Araçatuba, Birigui, Buritama, Presidente Prudente, Santos e São Vicente). |
Espro - www.espro.org.br | Interior: Bauru, Garça, Marília e Pompéia. |
Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do país por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais.
A atuação do Santander Brasil se divide em duas grandes estruturas: o banco comercial, que reúne todas as atividades do varejo, como atendimento a pessoa física e pequenas e médias empresas, e o atacado, voltado às grandes empresas e operações no mercado de capitais.
Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina. O modelo adotado no Brasil e nos demais países é o de subsidiária autônoma em capital e liquidez, em linha com as características de funcionamento e de regulação em cada mercado, de forma a segregar o risco entre as diferentes unidades.