1.700 vagas em Curso de Aprendizes-Marinheiros

A Marinha do Brasil receberá inscrições, no período de 4 a 23 de janeiro do ano que vem, para o preenchimento

Redação   Publicado em 04/01/2007, às 09h28

A Marinha do Brasil receberá inscrições, no período de 4 a 23 de janeiro do ano que vem, para o preenchimento de 1.700 vagas, referentes ao Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (PSAEAM) em 2007. Os candidatos selecionados realizarão o Curso de Formação de Marinheiros, sendo o treinamento conduzido, gratuitamente, pelas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), por meio de regime de internato, com duração de um ano letivo. Realizado em um único período escolar de 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas dos ensinos básico e militar-naval, o curso tem por objetivo formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha. Atualmente, existem quatro escolas: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, em Recife (EAMPE); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória (EAMES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis (EAMSC). REQUISITOS São condições necessárias para a inscrição ao Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros: a) ser brasileiro nato, do sexo masculino; b) ser solteiro, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos; c) ter mais de 18 e menos de 22 anos no dia 28 de janeiro de 2008, data do início do curso (nascidos entre 29 de janeiro de 1986 e 27 de janeiro de 1990); d) ter concluído o ensino fundamental até o dia 13 de janeiro de 2008, que é a data prevista no Calendário de Eventos para a Verificação de Documentos; e) ter idoneidade moral e bons antecedentes para integrar o Corpo de Praças da Marinha; f) não ser ex-aluno de Escolas de Aprendizes-Marinheiros; g) encontrar-se em dia com as obrigações civis e militares; h) não estar “sub judice” ou respondendo a inquérito; i) efetuar o pagamento da taxa de inscrição; j) ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); k) possuir documento oficial de identificação, com fotografia. INSCRIÇÕES As inscrições poderão ser feitas via Internet, entre as oito horas do dia 4 de janeiro e as 16h30 do dia 23 de janeiro (horário oficial de Brasília/DF), por meio do site www.ensino.mar.mil.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 11,00. Quem preferir, poderá inscrever-se diretamente nas Organizações Militares da Marinha, nos dias úteis, das 8h30 às 16h30. Em São Paulo, os candidatos poderão realizar as suas inscrições no Comando do 8º Distrito Naval (COM 8º DN), que fica na rua Estado de Israel, nº 776 - Vila Clementino. Os telefones de atendimento dessa unidade são os seguintes: (11) 5080-4796/4797/4859. (R.J.)

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.