28.506 vagas em Vestibulinho do 2º Semestre

O Centro Paula Souza, órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável pela administração das Escolas Técni

Redação   Publicado em 20/04/2007, às 14h21

O Centro Paula Souza, órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável pela administração das Escolas Técnicas Estaduais – Etecs (antigas ETEs), anuncia que serão concedidas 28.506 vagas no Vestibulinho 2º Semestre deste ano. São 68 opções de cursos técnicos totalmente gratuitos.

As inscrições começam no dia 2 de maio. Podem requerê-la candidatos com o ensino médio completo ou que estejam em vias de concluí-lo (alunos matriculados no 2º ou 3º ano).

Participam desse processo seletivo 123 das 130 Escolas Técnicas Estaduais e mais oito classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, em parceria com a prefeitura ou empresas, sob a administração de uma Etec).

Cursos

No Vestibulinho do 2º Semestre de 2007, nove cursos técnicos estão sendo oferecidos pela primeira vez em algumas unidades. São eles:

- Administração (Etec de Itanhaém);
- Agroindústria (Etec de Itapetininga);
- Alimentos (Etec de Quatá);
- Contabilidade (Etec Zona Leste, em São Paulo);
- Informática (Etecs de Avaré, Iguape, Marília e de São Manuel);
- Manutenção Aeronáutica (Etec de Araraquara);
- Meio Ambiente (Etecs de Itu e de Guaracy Silveira, em São Paulo);
- Órtese e Prótese (Etec Carlos de Campos, em São Paulo); 
- Web Design (Etecs de Garça, Itanhaém, de Mogi Mirim e de Osvaldo Cruz).

Inclusão social

Nesse processo seletivo, os candidatos poderão beneficiar-se do chamado "Sistema de Pontuação Acrescida", no qual estudantes afrodescendentes têm um acréscimo de 3% à nota obtida na prova e oriundos da rede pública, 10% a mais em relação ao resultado obtido no exame. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, o porcentual será de 13% a mais na nota final.

Para ter direito ao bônus o candidato afrodescentende deverá fazer a autodeclaração no ato da inscrição. Já os egressos do ensino público deverão apresentar o histórico escolar do ensino fundamental ou declaração escolar que comprove terem cursado integralmente da 5ª à 8ª série na rede pública municipal, estadual ou federal.

Inscrições

O Manual do Candidato, que traz uma folha de rascunho para o preenchimento preliminar da inscrição, custa R$ 5,00, devendo ser comprado (valor deverá ser pago em dinheiro) de 2 a 11 de maio, na secretaria de qualquer escola do Centro Paula Souza.

O candidato deverá inscrever-se, no mesmo período, na secretaria da escola onde pretende estudar. Para tanto, deverá apresentar a ficha de inscrição preenchida sem rasura (ela está no próprio Manual), juntamente com o comprovante do pagamento da taxa de participação, cujo valor é de R$ 20,00, que poderá ser paga em toda a rede bancária (em dinheiro).

Informações

A prova será aplicada no dia 10 de junho. Outras informações sobre o Vestibulinho do 2º Semestre podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Região Metropolitana de São Paulo) / 0800-772 2829 (Interior do Estado). Quem preferir, pode acessar o endereço

www.centropaulasouza.com.br.


(R.J.)

Sobre Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.