3.670 vagas em cursos técnicos gratuitos

A partir desta segunda-feira, dia 3, o Senai-SP recebe inscrições para 3.670 vagas em cursos técnicos gratuito

Redação   Publicado em 31/08/2007, às 14h23

A partir desta segunda-feira, dia 3, o Senai-SP recebe inscrições para 3.670 vagas em cursos técnicos gratuitos em todo o Estado de São Paulo.

Para concorrer é preciso ter o ensino médio completo ou estar matriculado em curso que permita concluir esse nível de escolaridade até o início das aulas, previsto para o primeiro semestre do ano que vem.

Vagas

Nesse novo processo seletivo, além das 1.428 oportunidades abertas na Capital, há oportunidades nas seguintes cidades: Alumínio (81 vagas), Americana (16), Araçatuba (57), Araraquara (8), Araras (19), Bauru (71), Botucatu (18), Campinas (147), Campo Limpo Paulista (32), Cubatão (20), Diadema (85), Franca (38), Guarulhos (19), Indaiatuba (80), Jacareí (43), Jaguariúna (64), Jandira (64), Jaú (25), Jundiaí (32), Lençóis Paulista (64), Limeira (56), Marília (54), Mogi das Cruzes (1), Mogi Guaçu (19), Osasco (96), Piracicaba (79), Presidente Prudente (81), Santa Bárbara D’Oeste (21), Santo André (5), Santos (155), São Bernardo do Campo (302), São Caetano do Sul (43), São Carlos (41), São José do Rio Preto (15), São José dos Campos (100), Sertãozinho (16), Sumaré (64), Suzano (15), Taubaté (32) e Votuporanga (64).

Cursos

Os cursos técnicos do Senai têm duração mínima de 1.600 horas (exceto o de Design de Móveis, com 1.300 horas) e inclui estágio supervisionado. O candidato poderá escolher entre as seguintes habilitações: Alimentos, Análises Químicas Industriais – Alimentos, Análises Químicas Industriais – Curtimento e Couro, Análises Químicas Industriais, Artes Gráficas, Automação Industrial, Automobilística, Calçados, Cerâmica, Construção Civil, Construção de Ferramentas, Desenho de Projetos, Design de Móveis, Eletroeletrônica, Eletrônica – Automação da Manufatura, Eletrônica – Sistemas de Aquisição e Comunicação de Dados, Eletrotécnica – Sistemas de Energia, Gráfico em Offset, Gráfico em Pré-Impressão, Gráfico em Rotogravura e Flexografia, Informática – Redes de Comunicação, Informática Industrial, Instrumentação, Manutenção de Equipamentos Odonto-Médico-Hospitalares, Manutenção de Sistemas Eletromecânicos, Manutenção Eletroeletrônica, Manutenção Eletromecânica, Manutenção Mecânica, Mecânica de Precisão, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Movelaria, Plásticos, Processamento de Alimentos, Processos de Usinagem, Processos Químicos Industriais, Química, Refrigeração e Climatização, Telecomunicações, Têxtil e Vestuário.

Prova

Marcada para o dia 7 de outubro, a prova de seleção terá 60 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Serão 20 questões para cada matéria.

Serão concedidas duas horas e trinta minutos para que os participantes resolvam os testes. Os candidatos poderão consultar o gabarito da prova no dia seguinte (8/10), a partir das 14 horas, no site do Senai-SP (www.sp.senai.br). No mesmo endereço, será divulgado o resultado do processo seletivo no dia 5 de novembro.

Os aprovados em primeira chamada deverão matricular-se entre 5 e 7 de novembro e os candidatos da lista de suplentes, no dia 8 do mesmo mês.

Inscrições

Para inscrever-se o candidato deve comparecer pessoalmente à unidade do Senai que oferece o curso pretendido até o dia 17 de setembro. A taxa é de R$ 31,00 (retirar boleto na escola e pagar no banco).

No ato da inscrição será necessário apresentar a cédula de identidade original e comprovante de conclusão do ensino médio ou documento que ateste estar matriculado em curso que permita concluir este grau de escolaridade até a data do início das aulas.

Para saber a relação de cursos em cada unidade, endereços das escolas, entre outras informações, basta acessar o site do Senai-SP ou ligar para (11) 3333-7511.


Rogerio Jovaneli

Sobre Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável do País, elevando a competitividade da indústria, por meio da educação profissional, da inovação e tecnologia. Na vertente de serviços tecnológicos, atua com soluções integradas e customizadas às indústrias, por meio dos Institutos de Tecnologia e Inovação, que contam com plataformas compostas por laboratórios, pesquisadores e profissionais com alto nível de formação para entregar estratégias avançadas aos desafios das empresas.