Concurso público ‘Aluno Aprendiz’ aplicará prova em 04/02

Os candidatos inscritos no concurso público da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos –, destinado

Redação   Publicado em 26/01/2007, às 15h56

Os candidatos inscritos no concurso público da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos –, destinado ao cargo de "Aluno Aprendiz" deverão realizar prova de Conhecimentos Teóricos no próximo dia 4 de fevereiro.

No total, a empresa oferecerá 32 vagas para a formação de Técnicos em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos (24 vagas) e de Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos (08 vagas).

Candidatos portadores de necessidades especiais terão direito a 5% do total das vagas. As oportunidades reservadas que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação ou eliminação do concurso, serão preenchidas pelos demais participantes, observada a ordem geral de classificação de cada um.

PROVAS

A Fundação Conesul de Desenvolvimento, empresa responsável por organizar o concurso Aluno Aprendiz de 2007 aplicará, na cidade de São Paulo, prova de Conhecimentos Teóricos, contendo 40 questões, valendo 2,5 pontos cada, abrangendo as disciplinas de Português e Matemática (20 questões cada).

Confira, a seguir, o conteúdo programático referente a essa seleção:

* Língua Portuguesa: fonologia: classificação dos fonemas; encontros vocálicos e consonantais; sílaba; tonicidade; ortografia oficial; acentuação gráfica. Morfologia: flexão nominal e verbal; pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação; emprego de tempos e modos verbais; vozes do verbo. Sintaxe: concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; ocorrência de crase; pontuação; confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas; interpretação de textos;

* Matemática: números reais: operações; números e grandezas proporcionais: razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta; porcentagem; juros simples; equações; inequações e problemas de 1º grau; equações e problemas de 2º grau; sistemas de medidas: decimal e não decimal; geometria plana: cálculo de áreas e volumes.

Os locais e horários de realização do exame serão revelados a partir do dia 30 deste mês. Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos na prova, desde que não zere em nenhuma das duas disciplinas.

A classificação observará a ordem numérica decrescente à pontuação individualmente alcançada no exame de Conhecimentos Teóricos. Em caso de empate, levarão vantagem os candidatos que obtiverem maior pontuação em Matemática e, depois, em Língua Portuguesa. Persistindo a igualdade, o desempate se dará por meio de sorteio.

CURSOS

Os cursos técnicos de Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos e de Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos têm por objetivo habilitar os Alunos Aprendizes em planejamento, supervisão e execução dos serviços das ações de manutenção em transportes sobre trilhos, por meio de técnicas, procedimentos e métodos de trabalho.

Os participantes, na fase escolar, deverão ter disposição para atuarem no horário das 7 às 11 horas e das 12 às 16 horas e, no estágio, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

As aulas serão ministradas no Centro de Treinamento e Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, unidade educacional mantida pela CPTM em convênio com o Senai. A duração do período de formação dos Alunos Aprendizes será de 24 meses.

ADMISSÃO DO ALUNO

A admissão do Aluno Aprendiz ocorrerá mediante apresentação dos seguintes documentos:

O aluno convocado deverá consolidar o processo de admissão em 1º de março deste ano, caso contrário não mais será admitido e a vaga será oferecida ao candidato subseqüente.

REMUNERAÇÃO

Atuando na função de Aluno Aprendiz, sob o regime da CLT e da Legislação pertinente, os jovens selecionados terão direito à remuneração na seguinte proporção:

- durante o 1° ano – 1 salário mínimo;

- durante o 2° ano – 1,5 salário mínimo.

ADMISSÃO NA CPTM

O ex-aluno aprendiz poderá ser contratado, por prazo indeterminado, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, para suprir vaga que surgir no período de até 12 meses após a publicação da homologação da classificação final desse concurso. As contratações seguirão a ordem de classificação, reservando o porcentual de 5% do total de vagas que vierem a ser abertas para os portadores de necessidades especiais.

A admissão do ex-aluno aprendiz ocorrerá em período experimental de 90 dias. Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

O ex-aluno aprendiz que, mesmo aprovado, não apresentar os documentos necessários para a sua admissão na data solicitada será eliminado do concurso público.

Vale dizer que não poderão ser contratados aprendizes que tenham sofrido qualquer medida disciplinar no período dos últimos 12 meses do Contrato de Aprendizagem na CPTM.

INFORMAÇÕES

Os interessados em obter outras informações sobre o concurso público Aluno Aprendiz da CPTM deverão consultar, abaixo, o edital referente a essa seleção.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Sobre CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem hoje 270 Km de linhas e 94 estações operacionais, atende 23 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.