Todos os estados e 98% dos municípios do país participarão da 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Redação Publicado em 21/05/2008, às 15h06
Todos os estados e 98% dos municípios do país participarão da primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que recebeu inscrições de professores até o início desse mês, num total que supera 200 mil. A competição também é promovida pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social, a verdadeira dona dessa idéia. O número total de inscrições recebidas e escolas participantes está previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira, dia 26.
Criadora do prêmio Escrevendo o Futuro, nascido em 2002, a Fundação inspirou o MEC, que, motivado por seus resultados positivos, transformou o prêmio em Olimpíada e a incluiu em seu Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como um dos procedimentos destinados a elevar a qualidade da educação básica no país.
Mais que um concurso, a Olimpíada é uma estratégia didática que visa investir na formação de professores de língua portuguesa e, conseqüentemente, melhorar o ensino e a aprendizagem da matéria. Os professores participantes recebem material especialmente desenvolvido por especialistas de sete universidade parceiras do MEC, com novas metodologias de ensino para estimular a leitura e a escrita, e desenvolvem atividades didáticas durante as aulas.
Estudantes dos ensinos fundamental (4a, 5a, 7a e 8a séries) e médio (2o e 3o anos) elaborarão textos (poesia, memória ou artigo de opinião) baseados no tema "O lugar onde vivo". Serão realizadas, ao todo, cinco etapas, até dezembro deste ano. Alunos e professores serão premiados com medalhas, coleção de livros, aparelhos microsystem, computadores, impressoras, viagem para capitais brasileiras e participação em oficinas e atividades culturais. As escolas em que estiverem matriculados os vencedores serão contempladas com laboratórios de informática e livros para a biblioteca. Os municípios de origem dos vencedores receberão selo concedido pelo MEC.
Lygia Roncel