Cultura e folclore são tema de concurso

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vinculado ao Ministério da Cultura, promove

Redação   Publicado em 19/07/2007, às 13h55

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vinculado ao Ministério da Cultura, promove o Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, que oferece prêmios em dinheiro no valor de R$ 10 mil e R$ 7 mil reais, respectivamente, para os autores do primeiro e segundo melhores trabalhos.

As monografias, individuais ou coletivas, obrigatoriamente inéditas, e com o mínimo de 50 e máximo de 300 laudas, devem versar sobre temas da cultura popular e folclore brasileiros, como religião e sistemas de crença em geral, rituais, cultura material, música, literatura oral ou estudos sobre a disciplina do folclore, e conter:

a) contribuição ao aprofundamento e à renovação dos estudos de folclore e cultura popular;
b) originalidade do tema e/ou abordagem;
c) domínio de bibliografia especializada;
d) consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados;
e) fundamentação teórica, quadro de referência conceitual e metodologia empregada;
f) desenvolvimento do trabalho com base em pesquisa de campo ou bibliográfica.

Os autores deverão entregá-las pessoalmente ou enviá-las pelo Correio, até as 18h do dia 31 de julho, ao Centro Nacional de Cultura Popular, na Rua do Catete, 179, bairro do Catete, Rio de Janeiro-RJ, CEP: 22220-000.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por 5 especialistas, e os vencedores, anunciados em dezembro.

Dúvidas serão sanadas pelo Centro Nacional de Cultura Popular, que atende, em dias úteis e no horário comercial, pelos telefones (21) 2285-0441 ou (21) 2285-0891, ramal 214.


Lygia Roncel

Sobre Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.