Cursos de Medicina sofrem cortes de vagas

Depois dos cursos de Direito, agora é a vez dos cursos de Medicina sofrerem cortes de vagas...

Redação   Publicado em 30/01/2009, às 14h29

Depois dos cursos de Direito, agora é a vez dos cursos de Medicina sofrerem cortes de vagas, cancelamento de vestibulares e outras ações com vistas à melhoria na qualidade do ensino.

O Ministério da Educação (MEC) vistoriou um total de 17 cursos de Medicina que apresentaram desempenho insatisfatório (notas abaixo de 3, numa escala que vai até 5) no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e o IDD (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado).

Das 17 instituições supervisionadas, apenas 2 foram liberadas pelo MEC: o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Teresópolis, RJ) e a Universidade Federal de Alagoas (Maceió, AL).

Quatro tiveram os vestibulares desse ano cancelados, para impedir o ingresso de novos alunos: Universidade Severino Sombra (Vassouras, RJ),Centro de Ensino Superior de Valença (RJ), Universidade de Marília (SP) e Universidade Iguaçu (Itaperuna, RJ). A Universidade Iguaçu também sofreu corte de vagas no curso oferecido em seu campus Nova Iguaçu, junto com as universidades Metropolitana de Santos (SP) e Luterana do Brasil (Canoas-RS).

As instituições que deverão reestruturar seus cursos são Faculdade de Medicina do Planalto Central (DF), universidades federais do Amazonas, da Bahia e do Pará, Centro Universitário de Volta Redonda (RJ), Centro Universitário Nilton Lins (Manaus, AM), Universidade de Ribeirão Preto (SP) e Universidade de Uberaba (MG).

As reformulações devem ser feitas dentro do prazo de seis meses, após os quais os cursos sofrerão penalidades, podendo até ser extintos.

Lygia Roncel