Divulgadas 40 questões-modelo do novo exame

Os 4.576.126 inscritos no processo seletivo realizarão o exame nos dias 3 e 4 de outubro.

Redação   Publicado em 30/07/2009, às 13h26

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou 40 questões-modelo voltadas para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Estão disponíveis dez questões para cada uma das quatro áreas avaliadas: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens e códigos. Confira nos anexos o simulado do exame.

Além das questões, cada um dos arquivos traz o respectivo gabarito e indicação sobre a quais habilidades da nova matriz do Enem os testes estão relacionados.

De acordo com informações do site do exame, a divulgação do simulado e sua resolução tem como objetivo familiarizar os estudantes com a nova estrutura de prova do Enem, reformulado neste ano, além de permitir a checagem das alternativas corretas e a melhor compreensão das habilidades abordadas.

Prova

Os 4.576.126 inscritos no processo seletivo realizarão o exame nos dias 3 e 4 de outubro.

Neste ano, a avaliação será composta, no total, de 180 questões, composta de quatro provas, cada uma delas contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha, e terá duração de 10 horas.

No dia 3 de outubro, das 13h às 17h30, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de ciências humanas.

No dia seguinte, das 13h às 18h30, serão realizadas as avaliações de linguagens e códigos, redação e matemática.

A redação deverá ser estruturada no estilo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de natureza social, científica, cultural ou política.

Luana Almeida

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.