'Escola da Família' tem 5 mil bolsas

Secretaria de Estado da Educação (SP) recebe inscrições até dia 11 para preencher vagas remanescentes.

Redação   Publicado em 08/04/2008, às 12h08

Depois de anunciar no fim de março que três mil universitários foram habilitados a trabalhar no programa “Escola da Família”, a Secretaria de Estado da Educação (SP) revela que apenas outros dois mil estudantes atenderam às exigências do programa (que oferece 10 mil bolsas) e que, por isso, aceitará inscrições até sexta-feira, dia 11 – pelo site www.escoladafamilia.sp.gov.br –, para o preenchimento das 5 mil vagas restantes.

Os universitários selecionados atuam como monitores em escolas da rede estadual nos fins de semana. Em troca, são beneficiados pela chamada “Bolsa Universidade”: bolsa de estudo correspondente à mensalidade escolar do ensino superior. O Governo do Estado financia 50% do curso (limitado a um teto de R$ 267) e a própria instituição onde o aluno estuda arca com o restante.

Requisitos

Os candidatos ao Escola da Família devem atender às seguintes exigências:

• serem concluintes do ensino médio na rede pública paulista (estadual ou municipal);

• estarem matriculados em curso de graduação de instituição de ensino conveniada com a Secretaria (ver lista abaixo);

• não estarem recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior.

Escola da Família

O Programa Escola da Família transforma escolas estaduais em centros de convivência, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de trabalho. Os universitários, por sua vez, trabalham como monitores de atividades de dança, música, aulas de cerâmica, pintura, brincadeiras, atividades esportivas, em ações de prevenção em saúde, cursos de informática e idiomas.

Os interessados em concorrer às bolsas de estudo do Governo do Estado podem obter esclarecer eventuais dúvidas pelo telefone 0800-7700012. Outra opção é enviar e-mail para: escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

Rogerio Jovaneli