Etecs/SP inscrevem a partir do dia 6

Inscrições até 17 deste mês para 56.075 vagas em cursos gratuitos em todo o Estado.

Redação   Publicado em 01/10/2008, às 15h15

Começam na segunda, 6, as inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre de 2009 das Escolas Técnicas do Estado de São Paulo (Etecs).

Até o dia 17 deste mês, é possível candidatar-se as 56.075 vagas oferecidas – 16.043 para o ensino médio e 40.032 para o nível técnico, distribuídas entre 72 cursos gratuitos, sendo quatro deles inéditos: Cozinha e Modelagem do Vestuário (ambos em São Paulo, na Etec Carlos de Carlos), Produção de Cana-de-Açúcar (nas Etecs de Andradina, de Jales, Paraguaçu Paulista e Penápolis) e Serviços Imobiliários (em Praia Grande).

Do total de vagas, 1.690 foram aprovadas pelo Centro Paula Souza – órgão do Governo do Estado responsável pelo processo seletivo – após o fechamento do Manual do Candidato, portanto não constam da publicação.

Participam dessa seleção 150 Etecs e três classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, em parceria com a prefeitura ou empresas, sob a administração de uma Etec).

Novas nomenclaturas

Diversos cursos técnicos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A relação com os novos nomes dos cursos está no site www.centropaulasouza.sp.gov.br.

Quem pode participar

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o ensino médio, o candidato dever ter concluído o nível fundamental. Aqueles que pretendem concorrer às oportunidades de cursos técnicos precisam estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio (ou já ter concluído esse nível de escolaridade).

Inscrições

O interessado deverá inscrever-se, das 13 às 21 horas – com exceção do sábado, domingo e feriado –, na secretaria da escola onde pretende estudar. É possível também fazer a inscrição pela internet, em www.vestibulinhoetec.com.br. No último dia (17/10), o prazo se encerra às 14 horas.

Para quem deseja candidatar-se a cursos técnicos na área de Agropecuária, como Agricultura, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócios,  Agropecuária, Cafeicultura e Florestas, o período de inscrições segue aberto até o dia 29 deste mês. Nesse caso, o processo seletivo será centralizado nas respectivas unidades e o calendário/procedimentos serão diferenciados.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve apresentar a ficha de inscrição preenchida, sem rasura, com o comprovante do pagamento da taxa (R$ 20), que poderá ser paga em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato custa R$ 5 (valor deverá ser recolhido em dinheiro) e traz uma folha de rascunho para o preenchimento preliminar da inscrição. O mesmo pode ser comprado, durante o período de inscrições, na secretaria de qualquer Etec.

Inclusão social

Candidatos ao Vestibulinho 2009 poderão beneficiar-se do “Sistema de Pontuação Acrescida”, no qual estudantes afrodescendentes têm um acréscimo de 3% à nota obtida na prova e oriundos da rede pública, 10% a mais em relação ao resultado conquistado no exame. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, o porcentual será de 13% a mais na nota final

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição. Também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente o ensino fundamental, de 5ª a 8ª série, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Outras informações

Os candidatos inscritos no Vestibulinho farão prova no dia 16 de novembro. Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (capital e Grande São Paulo) e 0800-7722829 (demais localidades).

Rogerio Jovaneli

Sobre Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.