As provas serão realizadas nos dias 3, 4 e 5 de janeiro. 35.588 candidatos disputarão 10.812 vagas.
Redação Publicado em 31/12/2009, às 10h08
Começa nesta semana a segunda fase do vestibular 2010 da Universidade de São Paulo (USP), organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Dos 128.144 inscritos, 35.588 candidatos disputarão 10.812 vagas (10.622 na USP, 100 no curso de medicina da Santa Casa e 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco). Também foram convocados 2.380 treineiros, totalizando 37.968 candidatos.
Na segunda fase todo candidato responderá a um total de 42 questões dissertativas e elaborará uma redação (exceção para os candidatos inscritos nas duas carreiras da Polícia Militar).
Essa etapa do processo seletivo será constituída de três provas analítico-expositivas. O primeiro dia de prova será em 3 de janeiro e compreende uma redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura.
A segunda prova, aplicada no dia 4 subsequente, é constituída de 20 questões sobre as disciplinas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.
No dia 5 de janeiro será realizado o terceiro exame, formado por 12 questões de duas ou três disciplinas, dependendo da carreira escolhida.
Os portões das escolas serão abertos a partir das 12h30. O fechamento da entrada da instituição de ensino e início das provas está previsto para as 13h. O candidato somente poderá se retirar do local de exame a partir das 15h.
Os vestibulandos deverão levarcaneta azul ou preta, lápis, borracha, água e alimentos. Para as provas de matemática, física e química, serão necessários régua graduada, esquadros, transferidor e compasso.
A relação dos locais de prova está disponível no site da Fuvest (www.fuvest.br). O exame será realizado em 44 endereços, 19 deles na região metropolitana de São Paulo e 25 no interior do estado.
Resultado e matrícula
A lista da primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro no endereço eletrônico da Fuvest e a matrícula desses candidatos serão realizadas nos dias 8 e 9 de fevereiro.
A segunda lista será conhecida no dia 15 de fevereiro e a matrícula desses candidatos será recebida no dia 19 de fevereiro.
A manifestação de interesse por vagas restantes deve ser feita entre os dias 25 e 26 de fevereiro.
A efetivação da matrícula dos candidatos convocados em 1ª e 2ª chamadas deverá ser feita pessoalmente pelo ingressante ou por procuração, junto à Seção de Alunos da Escola em que efetuou a sua matrícula, nos dias 2 e 0 de março. O não comparecimento do interessado implicará o cancelamento automático da vaga obtida.
Luana Almeida
Veja também:
Vestibular 2011/SP: Unicamp incorpora novidades ao processo seletivo