Hoje, dia 16, é o último dia para que as escolas municipais, estaduais e federais inscrevam seus alunos.
Redação Publicado em 16/05/2008, às 14h33
Hoje, dia 16, é o último dia para que as escolas municipais, estaduais e federais inscrevam seus alunos na 4a edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), uma iniciativa do governo federal que visa estimular o interesse e o estudo dessa ciência por meio da resolução de problemas.
Mais de 9 milhões de estudantes de todo o país, de 5a a 8a série do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio, já estão inscritos. No entanto, o número é quase metade do registrado pela edição anterior – cerca de 17,3 milhões. Reconhecida como a maior olimpíada do gênero no mundo, chegou a atingir, no ano passado, mais de 38 mil escolas em 99% dos municípios brasileiros.
Não foi à toa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos prefeitos, no início desta semana, por meio de seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, que incentivassem as escolas de seus municípios a participar da competição. Segundo Lula, a Olimpíada foi criada "justamente pensando em melhorar essa relação dos alunos com a matéria e mostrar que a matemática não é nenhum bicho de sete cabeças".
As escolas devem se inscrever até as 23h59 de hoje por meio do portal oficial da competição: www.obmep.org.br. Três mil alunos serão premiados com medalhas e convidados a participar de Programa de Iniciação Científica, que contará com bolsas concedidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Aos professores, o prêmio será um curso de aperfeiçoamento no Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada); às escolas, será um kit para exibição audiovisual e livros para a biblioteca; já as secretarias de educação municipais e estaduais receberão troféus.
Outra Olimpíada
Recebeu inscrições até o início desse mês, também, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que já está em sua 30a edição e é promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Impa.
As provas desta competição, que contará com três fases, serão aplicadas de junho a outubro para alunos da rede pública ou privada, que cursem desde a 5ª série do ensino fundamental até o ensino superior.
Em 2007, a OBM registrou a participação de 350 mil alunos de quase sete mil escolas espalhadas por todo o país. Os vencedores recebem medalhas, diplomas e livros, são convidados a participar da Semana Olímpica, em janeiro do próximo ano, além de disputarem uma vaga para representar o Brasil em competições como a Olimpíada Internacional de Matemática, que no ano passado teve cinco medalhistas brasileiros, e a Olimpíada Iberoamericana de Matemática, que na edição de 2007 teve quatro medalhistas – três deles de ouro.
Lygia Roncel