Quem não conseguiu inscrever-se ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) tem mais uma oportunidad
Redação Publicado em 27/07/2007, às 10h04
Quem não conseguiu inscrever-se ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) tem mais uma oportunidade. Isto porque o prazo para recebimento de inscrições, que se encerraria na última sexta-feira, dia 27 de julho, foi estendido até 12 de agosto em todo o País.
Serão oferecidas 10.800 vagas na Capital paulista. Em todo o Brasil, serão 87 mil chances.
Programa
Criado em fevereiro de 2005 com o objetivo de elevar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade social, o ProJovem oferece a esses jovens a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão.
Durante 12 meses, eles têm aulas das disciplinas do ensino fundamental, língua inglesa e informática básica, recebem qualificação profissional em nível de formação inicial e também desenvolvem ações comunitárias.
O programa também concede aos alunos um incentivo mensal de R$ 100, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e atividades previstas. Ao fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação nacional, os estudantes terão direito a recebimento de certificados de conclusão do ensino fundamental e de formação profissional.
O Governo Federal é o responsável pelo pagamento do incentivo aos alunos; salário dos professores, assistentes sociais, orientadores, educadores profissionais e gestores; produção e distribuição do material didático; aquisição dos computadores e impressoras para os laboratórios de informática; formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos com o programa; e pelo lanche fornecido aos alunos.
Já as prefeituras entram com o espaço físico para o funcionamento integral do programa, material de consumo, acervo para bibliotecas, equipamentos multimídia para as estações juventude, salas adequadas para a instalação dos laboratórios de informática, além de serem responsáveis pela gestão do programa no plano municipal.
Quem pode participar
Podem candidatar-se jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que tenham cursado a 4ª série, mas não tenham concluído a 8ª série do ensino fundamental, e não possuam vínculo formal de trabalho (carteira assinada) no ato da matrícula.
Inscrições
Os interessados poderão inscrever-se, gratuitamente, pelo telefone da Central de Atendimento do ProJovem: 0800 722 7777. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas, e aos sábados e domingos, das 8 às 20 horas.
Para realizar a inscrição, o aluno deverá informar a cidade, o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço completo e CEP. Caso haja mais inscritos do que vagas disponíveis na cidade, será realizado um sorteio, de acordo com as normas de regulamentam o Programa. As matrículas serão feitas em agosto, e as aulas terão início em setembro.
Rogerio Jovaneli