Inscrições se encerram hoje

Os vestibulandos que desejam se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) têm prazo somente até amanhã

Redação   Publicado em 15/06/2007, às 10h03

Os vestibulandos que desejam se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) têm prazo somente até hoje para realizar suas inscrições.

É possível efetuá-la no site

www.enem.inep.gov.br ou diretamente nas agências dos Correios. Neste caso, além da ficha de inscrição preenchida, deve ser apresentado um documento de identidade original que contenha fotografia (RG, carteira de trabalho ou de habilitação).

Alunos e ex-alunos da rede pública de ensino, bem como aqueles concluintes do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos e os demais candidatos que não possuem condições financeiras, estarão isentos da taxa de participação, que é de R$ 35. Para tanto, devem efetuar suas inscrições exclusivamente no Correio, preenchendo a declaração de carência no verso da ficha de inscrição.

Os cartões de confirmação de inscrição estão previstos para ser entregues para os candidatos, por via postal, até o dia 17 de agosto. O exame será aplicado no dia 26 do mesmo mês.

Todas as dúvidas podem ser esclarecidas com a leitura da Cartilha do ENEM, que disponibilizamos abaixo.


Lygia Roncel

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.