Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 1 milhão de estudantes de todo o país já se inscreveram.
Redação Publicado em 11/06/2008, às 13h00
Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 1 milhão de estudantes de todo o país já realizaram suas inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. No ano passado, o Exame atingiu a marca de 3,5 milhões de inscritos.
Aqueles que ainda não o fizeram têm até esta sexta-feira, dia 13, para se inscrever. Para tanto, deverão comparecer a uma agência dos Correios ou acessar o site www.inep.gov.br/inscricao,onde estão disponíveis os formulários específicos, que também poderão ser retirados nas secretarias das escolas.
Poderão se inscrever tanto os estudantes que estiverem cursando o último ano do ensino médio quanto aqueles que já o concluíram. Alunos e ex-alunos da rede pública de ensino, bem como aqueles concluintes do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos e os demais candidatos que não possuem condições financeiras, estarão isentos da taxa de participação, que é de R$ 35. Para tanto, devem efetuar suas inscrições exclusivamente nos Correios, preenchendo a declaração de carência no verso da ficha de inscrição.
A prova será aplicada no dia 31 de agosto, das 13h às 18h (horário oficial de Brasília). Nela, os candidatos deverão responder a 63 questões de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas do conhecimento, e elaborar uma redação.
A participação no Enem é condição para que se possa participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos parciais ou integrais, em cursos superiores, a estudantes de baixa renda. Para tanto, o candidato deverá obter nota mínima de 45 no Exame (média aritmética entre as provas de redação e de conhecimentos gerais). A nota obtida no Enem também beneficia os vestibulandos nos processos seletivos de aproximadamente 500 instituições de ensino superior em todo o país.
Lygia Roncel